28.6.11

ERA UMA VEZ UM CIDADÃO CHAMADO IDIOTA

Vamos rever esta reportagem da Record, sobre o atendimento do 190 da Polícia Militar...
Abaixo dela, meus comentários, e um pequeno conto que escrevi para ilustrar.
 
-------
 
 
PM recebe 600 queixas de barulho por dia em São Paulo
Reclamações correspondem a 60% dos chamados da central 190
 

Roubos, furtos e outros crimes graves não são mais a maior demanda da PM (Polícia Militar) nas noites de sexta-feira e sábado em São Paulo. Nesses dois dias, as ocorrências mais recebidas pelo telefone 190 estão relacionadas ao barulho: segundo dados do ano passado, corresponderam a 60% dos chamados.
 
Em dias normais, esse índice é inferior a 10%. Segundo a corporação, 231 mil ligações foram recebidas em 2010, uma média diária de mais de 600 telefonemas ou 26 chamados por hora.
 
Na lista das maiores queixas estão latidos, cantos de pássaros, festas na madrugada, bailes funk, gritos e até batuque com caixas de fósforo que são ouvidos através das paredes. No ano passado, os casos classificados como perturbação de sossego cresceram 226% em relação a 2006.
 
O ritmo frenético das ligações faz a polícia reforçar a equipe de atendentes, como explica o capitão Emerson Massera Ribeiro, porta-voz da corporação.
 
 - Empregamos nos fins de semana 50 policiais a mais, só por conta das ocorrências de perturbação de sossego.
 
 
Pena que não reforcem também, o efetivo nas ruas, para atender aos chamados. A população quando liga para a Polícia Militar, não quer apenas ser atendido por telefone. Diga-se de passagem, via de regra, sempre mal atendido. Quando ligamos para o 190, queremos atendimento de verdade. Queremos que a polícia cumpra com seu dever, que é o de proteger a população, e fazer cumprir as leis.
Mas como, se a maioria dos policiais não conhecem as principais leis, e se conhecem fingem que não conhecem?
Em Jandira e em Barueri, a moda é colocar o cidadão em posição de risco, ameaçando-o, para que este desista de efetuar o chamado no 190.
Funciona assim:
Ligamos para o 190, e pedimos uma patrulha em determinado local porque tem uma turma de baderneiros com som do carro em alto volume, todos fazendo bagunça na rua, bebendo, fazendo da via pública um verdadeiro bordel.
O policial muito "educado", diz que será necessário que o cidadão que está ligando, acompanhe os policiais até os baderneiros para o enquadramento deles.
Depois todos irão à delegacia para que o cidadão possa registrar boletim de ocorrência
É claro que o cidadão não vai querer se expor dessa maneira, e obviamente desiste de efetuar o chamado no 190.
Quando o cidadão é esclarecido e explica ao policial que isto não é a forma determinada na lei, ele finge que abre o registro no atendimento do 190, mas de fato, nenhuma viatura ou policial aparece no local.
Aí quando acontece de um cidadão já cansado da incompetência da polícia, e farto de ser desrespeitado enquanto cidadão, trabalhador, que inclusive paga os salários desses policiais, a despeito destes não lhes garantir nenhuma segurança, descarrega uma arma nesses baderneiros, vão à televisão dizer que não é assim que se resolvem as coisas. De fato não é, mas é a única maneira que a polícia militar induz os cidadãos a fazer. Só agindo assim é que a polícia vem, e vem para prender aquele mesmo cidadão a quem não quis atender, algumas horas antes.
Ainda assim vem com horas de demora.
 
-------
 
Era uma vez um cidadão chamado Idiota que morava em uma rua da periferia de uma cidade metropolitana nos arredores da capital. Certo dia uma turma de nóias, decidiram que aquela rua onde o Idiota morava era um bom local para se fazer um baile funk. Então chamaram as mina e os mano, e pegaram o carango equipado com aquele som irado, e pararam o bichão bem na frente da casa do Idiota. Ligaram a sonzeira e mandaram ver na bebida e no baseado. E o funkão rolando solto. Tocando de tudo que é "bom". Rolando: JAULA DAS GOSTOSUDAS - Vou da a buceta ( Lançamento 2011 ) [ ALEX DJ MPC ], Mc Byana - Buceta Vira IoIô no Seu Pau, MC MARCELLY - É melhor acordar com a Buceta Ardida [Dj Will 22], mas a mais tocada, o sucesso da noite foi  MC CRIS - Você Vem Com Vuk Vuk Eu Venho Com TCHA TCHA TCHA (FODA) [DJ KAZAN].
O cidadão Idiota, decidiu então chamar a polícia para acabar com aquela zona em frente à sua casa, afinal baile funk tem seus espaços próprios, e muitas pessoas precisavam dormir para poder ir trabalhar no dia seguinte, até para pagar os impostos, de onde vem o salário dos policiais.
"Certamente eles vão vir rapidinho porque entenderão a minha motivação, que além de tudo é respaldada em lei. Perturbação da paz pública e do sossego, atentado violento ao pudor, e por que não, formação de quadrilha?" Pensava Idiota.
Então o cidadão Idiota, ligou para o atendimento do 190 às 22:20, no que foi atendido por uma policial feminino, que anotou todos os dados, e muito solícita disse que logo uma viatura chegaria.
Mas, não chegou. Idiota então, conversou com outros vizinhos, o cidadão Imbecil, uma outra cidadã  chamada Palerma, e até com a cidadã Babaca, e todos eles também haviam ligado para o 190. Ainda assim Idiota decidiu ligar mais uma vez. Porém desta vez, resolveu gravar a ligação do atendimento.
O policial que atendeu, primeiro informou que só poderia deslocar uma viatura ao local se o Idiota estivesse disposto a acompanhar os policiais até os baderneiros, e identificá-los, para depois ir à delegacia registrar boletim de ocorrência. Mas Idiota que conhecia as leis, retrucou dizendo que isso não era necessário porque não era o que dizia a lei, deixando o policial nervoso do outro lado. Afinal ele estava acostumado a tratar na maioria das vezes com cidadãos da família dos Ignorantes, como um primo do Idiota, que se chama Idiota Ignorante das Burrices. O policial então decidiu fingir que estava registrando a ocorrência, e disse que enviaria uma viatura. Porém, o tempo passou, e até às três horas da madrugada, quando os mano e as mina decidiram acabar com o baile, nenhuma viatura foi atender ao chamado do Idiota. O pior, é que Idiota, além disso era cego. Nem podia ir descarregar uma arma nos baderneiros como aconteceu com outro cidadão chamado Farto da Incompetência, como o Idiota viu na TV outro dia...
Esse Farto da Incompetência e do Descaso, também chamou várias vezes os policiais do atendimento 190, pelo mesmo motivo. Resolveram fazer baile funk em frente à casa dele, com bebidas, sonzeira, e tudo o mais. Mas o Farto da Incompetência e do Descaso,  precisava dormir para trabalhar no dia seguinte. E fez o que todo cidadão de bem, faz: chamar a polícia. Afinal, eles é que são pagos por todos os cidadãos para que lhes defendam e se faça cumprir as leis. Mas, nenhuma viatura foi atender ao chamado do cidadão Farto. Sendo assim, e mesmo indo conversar com os baderneiros, se arriscando exatamente como os policiais gostam que os cidadãos façam, não conseguiu acabar com aquela perturbação do sossego. E em um momento de loucura, com o sangue fervendo sob fortíssima emoção, na verdade, sem mesmo saber o que estava fazendo direito, querendo apenas acabar com aquela tortura, descarregou uma arma a esmo, atirando para todos os lados, na direção daqueles baderneiros. Com o intuito de afugentá-los de uma vez, e não com intenção de matar ninguém.
Depois disso, e se dando conta da loucura que fizera, quis ligar para a polícia e contar o ocorrido, mas não deixaram, antes o obrigando a fugir. Mas outros ligaram para a polícia contando o ocorrido. Todavia, o 190, já sabendo dos chamados anteriores, achou que era o cidadão Farto querendo aplicar uma peça, para obrigar os policiais a se deslocarem até o local. Por isso, não atenderam ao chamado novamente. Só atenderam, quando o chamado foi feito pela viatura dos bombeiros, que foi atender aos feridos no local. Assim, houve tempo hábil para que o cidadão Farto da Incompetência e do Descaso, pudesse fugir.
No dia seguinte, parte da história, foi contada na televisão. Se esqueceram de contar porém, a parte em que o cidadão atirador, pediu a ajuda várias vezes do 190, para acabar com aquela baderna sem que fosse atendido.
Só quem passa por algo assim é que sabe como tais acontecimentos tiram uma pessoa do sério, o fazendo cometer desatinos. Idiota, também pensou em jogar uma garrafa de álcool em chamas nos baderneiros de sua rua. Só não fez isso, porque conseguiu se controlar naquele dia. O que não é garantia de conseguir de outra vez.
 
Esta história é baseada em fatos reais.
 Por questões óbvias, os nomes dos envolvidos foram trocados.
 
-------
 
No link abaixo, poderá ouvir a gravação referida na história.
http://goo.gl/1wJZm
e neste outro link, se pode ouvir a resposta da corregedoria em relação à reclamação feita, do atendimento ou melhor, da falta de atendimento por parte do 190. Ainda aguardo uma resposta concreta sobre que providências foram tomadas.
http://goo.gl/XSnjR

Nenhum comentário:

Postar um comentário