28.4.11

O Cão-guia e as dúvidas mais frequentes

 
 

Relembrando um assunto importante. Como é um assunto importante e que, se deve sempre relembrar, vai para segunda edição. Desta vez, com a foto onde aparece eu e meu cão-guia.
 
 
O Cão-guia e as dúvidas mais frequentes
 
 
Ele Morde?
• CÃO-GUIA NÃO MORDE
É treinado para não morder, nem mesmo em brincadeiras. É certo que alguns gostam de brincar de morder, mas nem mesmo chega a marcar a pele de quem está brincando.
 
Ele ataca se alguém mexer com você?
• CÃO-GUIA NÃO ATACA
É treinado para não atacar em nenhuma hipótese, e mais que isso, nem mesmo se defende de eventuais ataques que possam sofrer de outros cães ou de pessoas.
 
Posso brincar com ele?
• BRINCAR COM O CÃO-GUIA
Depende. Pois Enquanto ele estiver desempenhando suas funções, essa prática pode colocar a integridade física tanto do cão quanto do usuário, em perigo. Principalmente em ambientes como escadas, escadas rolantes, travessias, ETC. Então é melhor se conter, e somente cumprimentar o cão-guia quando ele estiver em repouso. E, apenas cumprimentar sem fazer muita festa...
 
• SEMPRE PERGUNTE AO USUÁRIO DO CÃO-GUIA SE PODE MEXER COM ELE
É comum e, muito inconveniente quando pessoas fazem festas, ou mexem com o cão-guia, sem que tenha antes falado com o usuário, e perguntado se pode cumprimentar o cão.
O resultado normalmente é uma correção desnecessária ao cão, e uma predisposição para que o usuário negue uma maior aproximação do intruso.
Se quer cumprimentar o cão, antes fale com o usuário e pergunte se pode. O cão-guia não está em exposição pública, para que já cheguem passando a mão e brincando, lembrem-se, ele está em trabalho.
Você gosta quando está em trabalho e um desconhecido vem lhe tirar a atenção?
O cão-guia, certamente gosta. Mas o usuário não.
 
Posso dar um biscoitinho a ele?
• NUNCA, EM NENHUMA IPÓTESE OFEREÇA COMIDA AO CÃO-GUIA
Não importa o que seja. Mesmo que seja ração, não se pode oferecer comida ao cão-guia. Alguns podem aceitar, e isso poderá desregular o seu intestino. Ele tem os horários certos para tudo, principalmente para a comida. E, se acaso ver alguém tentando oferecer alguma coisa, ao cão, ou se ver ele pegando alguma coisa do chão, comunique imediatamente isso ao usuário.
 
Se tiver mais alguma dúvida que não esteja aqui, envie-me um
<a href="mailto:marcosaleandro@bol.com.br">e-mail</a>
Eu responderei, e adicionarei a dúvida neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário