13.5.14

Tratamento De Saúde Do Meu Cão-Guia, Mais Um Relatório

Comecei a escrever este relato na Segunda-feira dia 12 de mail de 2014.

 

 Hoje é dia segunda-feira 12 de maio de 2014.

 

12 de maio, dia do aniversário da minha esposa amada, minha ajudadora, aquela que está sempre comigo, e que eu amo.

Deixo meus parabéns a ela. Parabéns por ser essa pessoa maravilhosa, e sempre presente.

Quanto ao Wyatt, na sexta-feira, o Wyatt foi à acupuntura como estava programado, e no sábado fomos ao consultório da Dra. Silvia Ulata.

Lá, ela fez um exame de sangue, para verificar como estavam os hematócritos, porque no exame do Provet, as indicações, era que estava em queda. E, de fato, no sábado estavam em 26%. Ela falou que, no exame de citologia deu que o Wyatt tem uma hipo plasia, o que significa que as células mãe, estão em baixa. As células mãe, são as que produzem sangue novo. No exame feito na terça-feira, no Provet, foi detectado também uma pancreatite, devido a lipase aumentada. Em vista deste quadro, a Dra. Silvia, orientou que internasse o Wyatt na clínica All Care Vet, para fazer fluidoterapia. A fluidoterapia consiste em colocar ele no soro.

Fomos para a clínica All Care Vet, e o Dr. Ricardo examinou o Wyatt, e disse que ele clinicamente aparentava estar muito bem, e que por ele, achava  desnecessário a internação, mas por causa da indicação da Dra. Silvia, deixaria ele ficar, e fariam uma nova ultra-som a fim de verificar o estado do pâncrea. Também iriam verificar os hematócritos a cada 12 horas.

Deixamos o Wyatt lá, e de noite, por volta das 23:30, voltamos lá para levarmos os medicamentos que ele necessitava. Fui vê-lo, e ele estava com o soro e muito apático, como sempre fica, quando está com soro ou internado, conforme mostra uma das fotos. Nem o biscoitinho que levei para ele, não quis, e estava muito ofegante.

Junto com os medicamentos, levei recomendações escritas com os horários que ele está acostumado a fazer pipi, com os horários que costuma beber água, etc.

Ficou tudo acertado para irmos buscá-lo no domingo por volta das 18:00 h. Mas durante o domingo, a Dra. Silvia, ligou informando que os hematócritos haviam caído para 17% pela manhã, e por isso seria necessário ele continuar internado naquele dia, pois talvez fosse necessária uma transfusão. Mais tarde no domingo, uma das médicas do All Care Vet, ligou e informou que na nova análise, os hematócritos haviam caído ainda mais, para 15%. A probabilidade de transfusão aumentou um pouco, mas iriam tentar segurar porque não podiam fazer o teste de compatibilidade do sangue no domingo.

No domingo às 18:00 h, estávamos lá para visitá-lo. O encontramos mais animadinho e espertinho, levantou para falar comigo e com a Esvana, bebeu bastante água e até comeu o biscoitinho que levei. Depois o levamos para passear lá fora, e para ele fazer xixi e cocô. Muito a contra gosto, novamente o deixamos lá.

Hoje, segunda dia 12 de maio de 2014, a Dra. Silvia, enviou um e-mail, informando que os hematócritos estabilizaram, e que por enquanto iriam segurar a transfusão, mas que ele deveria continuar internado.

Não gostei nada disso, e falei para a Dra Silvia, perguntando o por quê disso, e ela respondeu, dando suas explicações, que fazem sentido, mas que continuo não gostando. Deixar o Wyatt internado, não faz bem a ele, e já tive prova disso. Darei mais esta oportunidade, e ele ficará internado ainda, de hoje para amanhã.

A Dra. Silvia, disse que ele precisa de oxigênio a 100%, e que no ambiente só temos 21% disponível. Disse ainda que ele não deve ficar se movimentando, a fim de não requerer mais oxigênio do que seja capaz de obter naturalmente, e que isso pode causar um infarto. Por isso, ela recomendou que os médicos da Clínica All Care Vet, o mantenham no oxigênio, e restringindo seus movimentos.

No início da tarde, uma das médicas da All Care, ligou e falou que os hematócritos de 15% foram para 17%, o que significa que está estabilizado. Essa leve subida não significa muito no quadro geral, conforme disse a Dra. Silvia, principalmente em relação à oxigenação do sangue.

Mas os testes de compatibilidade das bolsas disponíveis na All Care, já foram realizados, e estão ok. Se for preciso transfusão, já sabemos que elas servirão.

Agora vamos visitá-lo, e vamos ver como ele está esta noite. Amanhã, espero poder trazê-lo para casa. A única coisa que me impede de traser já, é que na nossa casa ele precisaria subir e descer escadas várias vezes ao dia, e isso de fato não seria bom para ele. Mas ficar longe dele, é horrível não só para nós, mas sobre tudo, para ele!

 

***

 

13 de maio de 2014

 

Hoje, continuo os relatos e considerações iniciados ontem no dia 12 de maio de 2014.

Ontem, 12 de maio de 2014, por volta das 19:30, fomos visitar o Wyatt, e ele estava relativamente bem. Estava com os caninhos do oxigênio, como mostra uma das fotos, mas desacoplaram temporariamente para a visita. Estava até que espertinho, cheirando tudo, e conversando do jeito dele conosco. Ficamos com ele uns 20 minutos, e depois ele foi tomar os medicamentos e refeições.

No exame feito no fim da tarde daquele dia, os hematócritos estavam em 17,8%.

A médica que nos atendeu, disse que aguardariam para ver se hoje, dia 13 de maio, iria se manter, ou subir mais um pouco, para então liberar.

Porém, hoje, pela manhã, ligaram informando que os hematócritos haviam caído um pouco, estando agora em 15% novamente, e que o Wyatt estava mais ofegante, e com os batimentos cardíacos muito acelerados. Isso indicava uma possível descompensação, se fazendo necessária a transfusão de sangue, a despeito do risco envolvido nisso. Solicitou que eu enviasse uma autorização para o procedimento, e agora estamos aguardando que dê tudo certo.

Continuem orando e pedindo ao Deus Eterno para que tudo isso seja pela vitória. E para que, o sangue transfundido, seja aceito cem porcento pelo organismo do Wyatt.

3 comentários:

  1. Vamos Wyatt, reage e vem pra casa, assim ficamos todos contentes, estou torcendo muito para isso

    ResponderExcluir
  2. Seu cão foi curado ? Como ele está hoje ? Minha lhasa apso de seis anos faleceu com o tratamento da Dra Sílvia Ulata, a doença progrediu em 5 dias com ela. Perdi minha princesa dia 7/8/2015. Dra Sílvia foi displicente e mercenária. Pior hematologista veterinária que infelizmente cruzou nosso caminho.

    ResponderExcluir
  3. Seu cão foi curado ? Como ele está hoje ? Minha lhasa apso de seis anos faleceu com o tratamento da Dra Sílvia Ulata, a doença progrediu em 5 dias com ela. Perdi minha princesa dia 7/8/2015. Dra Sílvia foi displicente e mercenária. Pior hematologista veterinária que infelizmente cruzou nosso caminho.

    ResponderExcluir