19.5.14

Tratamento Do Meu Cão Wyatt

19 de maio de 2014

 

Olá,

O Wyatt, voltou para internação na Clínica All Care Vet ontem, domingo à noite.

Desde a quinta-feira quando o pegamos, ele já não estava totalmente 100%, mas estava bem. Todavia, não sei porque, estava um tanto claudicante demais ao andar, embora conseguisse andar com relativa normalidade. Por que, esse distúrbio na locomoção? Na minha opinião, devido ao hemogenin, embora na bula nada conste em relação a isso. Todavia, ele entrou no All Care Vet andando normalmente, e depois que foi introduzido este medicamento e o Arava, este efeito surgiu. Logo, concluo que um dos dois medicamentos pode ter começado afetar de alguma forma essa parte.

Acredito ainda que possa ser algo de ordem neurológica, embora, mais uma vez, os médicos não acreditem muito nisso. Meus motivos para crer nisso, é que em casa, ele por vezes fica escondendo a cabeça, como que fugindo da luz, o que aparenta uma dor de cabeça.

Pois bem, em casa, no dia seguinte, sexta-feira, ele estava relativamente bem, sem nenhuma dispnéia, andando normalmente, apenas com um pouco mais de relutância na hora de se levantar, mas sempre conseguia fazer isso. Mas já na sexta-feira pela manhã, não queria comer. coloquei três tipos de ração diferentes e ele não quis nenhuma. Somente comeu um pouco da A/D. Para dar os medicamentos também foi complicado, mas consegui com certa insistência. E assim foi na noite da sexta. Da mesma forma no sábado, mas apesar das dificuldades, sempre acabava por conseguir fazê-lo tomar os medicamentos, e comer um pouco.

Os biscoitinhos de petiscos, ele não dispensava.

Na sexta-feira, ele comeu muito pouca ração, e nem mesmo a ração a/d, ele queria comer. Na noite da sexta, ele comeu clara de ovo cozido, e tomou os medicamentos com a ração a/d, depois de muita relutância.

No sábado, ele comeu carne moída misturado à ração, nos dois horários. Mas sempre deixava um pouquinho. Percebemos que ele estava muito irriquieto durante o dia, quando estava na caminha, ficava se virando, como que procurando uma posição confortável, muito provavelmente porque estava sentindo alguma dor. Infelizmente o medicamento para dor, o Gabapentina, que mandamos manipular na sexta pela manhã, prescrito na quinta quando fomos buscá-lo, só ficará pronto na terça-feira 20 de maio. Na noite do sábado para o domingo, também se virou a noite toda, e acordou já mais lento, mais apático... Ficou assim durante todo o domingo, mas comeu a carne moída com ração misturada, embora tenha novamente deixado um pouco. Mas graças a Deus, estava tomando água normalmente. De tarde, ele comeu uma cenoura crua, que ele gosta muito. Mas de noite, quando não quis comer nada, começou a ficar um pouco ofegante. E quando dei os medicamentos, fazendo ele comer um pouco de ração a/d, para não ficar sem comer nada, pouco tempo depois ele vomitou tudo..

A Esvana, deu água de coco para ele, para reidratá-lo, mas nem a água de coco ele quis beber toda. Ficou deitado na sua caminha na sala perto de nós, e depois, levantou-se e foi para sua caminha no quarto. Fomos atrás dele, e ele estava muito inquieto e ofegante. O coração bastante disparado, o que indica por vezes baixa nos hematócritos.

Decidi então, levá-lo ao All Care Vet.

Liguei para o Eduardo, que havia dito no dia anterior, que no domingo iria a um aniversário de casamento de uns amigos. Mas, como sempre é com ele que tenho que contar, liguei e atrapalhei seu momento de lazer. Ele prontamente, falou que estava vindo, e me troquei para aguardar. Quando o Eduardo chegou, chamei o Wyatt para irmos, mas ele por mais que tentasse, não conseguia se levantar. Ficou tão desesperado por tentar se levantar e não conseguir, que sua respiração ficou muito, muito ofegante, e seu coraçãozinho parecia querer pular do peito. Então, o peguei nos braços, e levei até o carro. Na chegada ao All Care Vet, novamente tentei fazer com que ele se firmasse em pé, mas novamente ele não conseguiu. Ficava ssomente mexendo as patas, como se estivesse nadando, ou se quisesse se firmar, mas sem conseguir. Então mais uma vez, o levei para dentro nos braços.

De imediato ele foi colocado no oxigênio, e foi feito o exame para verificar os hematócritos. Os hematócritos, nem estavam assim tão baixos, estavam em 20%. Mas a pressão eestava baixa, e os batimentos cardíacos em uma frequência muito acelerada. 200 por minuto, quando o normal é 80.

Na quinta-feira de noite quando fomos buscá-lo, os hematócritos estavam em 27%. No sábado, o levei para aplicar o Hemax, o que aparentemente não serviu de nada.

Hoje pela manhã, falei com a médica que ficou com ele ontem, no All Care Vet, e ela disse que a pressão estava normalizada, mas a frequência cardíaca ainda estava bastante acelerada. Disse que pela manhã, ele não quis ir fazer seu passeio matinal, quando faz xixi e cocô. Se não quis simplesmente ou não conseguiu se firmar em pé, não sei, preferi nem perguntar para não sofrer mais.

A Dra. Silvia, que desde o sábado dia 10 de maio, não entrou mais em contato comigo, e seu mais recente e-mail para mim foi na segunda, ficou de ir na clínica All Care Vet, a fim de avaliar o Wyatt. Também não liguei para ela, e permaneço no aguardo de novidades.

É provável que seja necessária uma nova transfusão, em breve.

Cabe a nós apenas, orar e ter fé.

 

***

 

. Antes de enviar este relato, a médica do All Care Vet, ligou, e falou que o Wyatt, teve uma descompensação. Os 20% de hematócritos caíram bruscamente para 11%, e o Wyatt chegou a ter um princípio de síncope, um pré desmaio. A transfusão foi feita emergencialmente e por este fato a bolsa não foi testada. Mas, depois de iniciada a transfusão, o teste foi feito, e graças ao Eterno, são compatíveis. Já está indo para a segunda bolsa de sangue, e os hematócritos estão agora em 18%. Até o momento, ele está reagindo bem, e já está melhorzinho. Os problemas neurológicos já estão normalizados. Esses efeitos neurológicos foram devido a epóxia, ou seja, falta de oxigenação no cérebro.

Talvez por isso ele não conseguia se firmar em pé.

À noite, por volta das 21:30, vamos visitá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário