6.5.14

Tratamento De Saúde Do Meu Cão-Guia - diário entre 28 De Abril e 5 De Maio de 2014

Olá amigos,

 

Vamos a mais um relatório.

De 28 de abril a 5 de maio de 2014.

na segunda-feira 28 de abril de 2014, o Wyatt passou por mais uma bateria de exames no provet em Moema.

Fez uma ultra-som, raio-x de tórax, raio-x de coluna, exame de urina e o emograma de controle.

Na segunda tive de alugar um carro para levar o Wyatt, porque o carro do amigo Eduardo, com o qual ele sempre nos transportava quando eu não ia de táxi, sobre tudo quando a gente precisava se deslocar somente aqui pela região de Jandira e imediações, foi roubado na sexta-feira. Então como entre alugar um carro e ir de táxi, escolhi a locação. Com a locação temos mais liberdade para ir onde precisamos, e sem limitação de tempo ou horário. O Eduardo se dispôs a dirigir para nós, e apesar de ele insistir em não receber por isso, faço questão de pagar pelos serviços prestados. Na verdade, uma diária que não chega a ser uma diária de motorista realmente, já que combinei com ele R$ 75,00 por dia que ele dirigir para nós.

Em princípio aluguei o carro por um dia, para levar o Wyatt na segunda-feira dia 28, ao Provet unidade Moema, a fim de nova bateria de exames como dito acima. Mas precisei estender até a sexta dia 2 de maio de 2014, porque tive de levar o Wyatt à terceira sessão de acupuntura na sexta pela manhã, e precisamos ir até a Cobasi em Osasco, comprar mais alguns medicamentos. Na sexta, a Dra. Silvia ligou, e disse que eu teria de levar o Wyatt para mais um hemograma, no Provet de Alphaville, no sábado pela manhã, e no sábado às 15:30, levá-lo ao consultório dela para fazer uma citologia de medula com o pessoal de sua confiança, a Dra. Samanta, e o Dr. Nelson, anestesista.

Então na sexta invés de devolver o carro, troquei por um de aluguel mais barato.

Aluguei o carro na Movida Rente a Car, porque a Localiza disse por meio da atendente, quando liguei, que não aluga carro para pessoas cegas. Eles não cumprem a lei, e discriminam pessoas com deficiência visual, na maior cara-de-pau mesmo. Então, já sabem, se querem evitar empresas que não se preocupam com a legislação brasileira, e que acham que uma norma interna é maior do que a Constituição Federal, e que discrimina pessoas cegas, evitem a Localiza. Na Unidas, eu poderia alugar, mas estava bem mais caro do que na Movida.

Então no dia 28, de posse do carro, fomos ao Provet unidade de Moema. Estava marcado para às 15:00. Chegamos lá 15:40, um pouco atrasado, mas nada que comprometesse o cronograma. fizemos todos os exames até que em tempo bastante rápido, porque o Wyatt é muito quietinho e não dá nenhum trabalho. A previsão era de acabarem os exames por volta das 18:00 h, porque eles pensavam que o Wyatt é como os cães normais, que dão trabalho para ficar quieto na mesa de raio-x, ou na mesa de ultra-som, etc.

Mas, apesar da previsão ser 18:00 h, saímos de lá por volta das 17:00.

Os resultados dos exames foram animadores, indicando que a anemia continua melhorando.

Os hematócritos no dia 28 estavam em 33,9%, as plaquetas em 365 mil. Neste exame, os leucócitos que no dia 24 estavam dentro da normalidade, com 14,10 mil, subiram um pouco, e agora apareceram em 22,70 mil, enquanto o valor de referência é de 6 mil a 16 mil. Apesar dessa subida, acima do valor de referência, se diz que ainda é considerado "normal ". A proteína caiu desde o exame no dia 24 de abril. No dia 24 estava em oito e no exame do dia 28 em 5,26. Os eritrócitos que no dia 24 estavam em 4,96 no dia 28 caíram para 4,6, o que acredito, não seja nada expressivo. Os reticulócitos, indicam que a medula está produzindo, e estão em 2,1%.

mas, conforme constatou-se posteriormente, apenas está produzindo estimulada pelo hormônio.

A Dra Silvia, entrou em contato por e-mail, para confirmar a minha concordância em fazer a citologia de medula no sábado dia 3 de maio de 2014, e confirmei, como já havia feito pessoalmente no dia 25 de abril de 2014, durante a nossa consulta. Então ela pediu para que eu levasse o Wyatt ao Provet de Alphaville no sábado pela manhã, antes de ir ao seu consultório para a citologia de medula, marcada para 15:30. Assim, o resultado dos exames já estariam disponíveis antes da citologia.

O hemograma do dia 3 de maio, indicou que de fato a medula só está produzindo estimulada pelo hormônio. Por isso era importante a citologia, e assim, fizemos a citologia de medula. Ou seja, o Wyatt continua melhorando, mas nota-se uma certa e inexplicável instabilidade no quadro.

No dia 3 os hematócritos caíram para 32%, embora em números absolutos, tenha subido um pouco. O que também mostra que a medula não está produzindo espontaneamente. As células são mais velhas, e por isso em números absolutos são em maior quantidade, mas em porcentagem, caiu quase dois pontos. Isso pode não ser importante no quadro geral, mas isoladamente quer dizer alguma coisa sem dúvida.

O fato é que, o tratamento com a especialista hematologista Silvia Ulata, vem dando ótimos resultados visivelmente. Além disso, hoje sabe-se exatamente o que se está fazendo. E agora sabemos que estamos em ótimas mãos, e em mãos de profissionais realmente comprometidos em salvar. Comprometidos em encontrar o problema e eliminar o mesmo, e não apenas em tratar o efeito.

Ele também não teve nenhuma outra crise de ofegância / dispnéia, e tem exercitado a parte muscular.

 

Na terça-feira dia 29 de abril de 2014, pela manhã, a Polícia Militar ligou para o Eduardo, informando que encontraram o carro dele próximo à favela do Jaguaré. Ou melhor, o que restou do carro.

Levaram as quatro rodas, mais o estepe, a capa dos bancos, a tampa do radiador, a bolinha do câmbio, a coifa do câmbio, o volante, as borrachas dos vidros, a grade frontal, os faróis, os pára-choques, todas as lâmpadas, os retrovisores, tentaram levar as calhas de chuva, mas não conseguiram retirá, e na tentativa de retirá-las, quebraram uma delas. Levaram ainda as placas, a bateria, o som e tudo que conseguiram retirar. Para completar, amassaram o carro.

Fomos até o local, contratamos um guincho para levar o carro até a delegacia, passamos a tarde inteira na delegacia registrando a ocorrência, e depois com o ccarro liberado, levamos o mesmo novamente encima do guincho, para a oficina de confiança do Eduardo, em Itapevi.

Até o momento, todas as peças que compramos para o reparo do carro, está em cerca de R$2500,00.

Tenho ajudado no que posso, embora não possa fazer muita coisa.

Quando estávamos saindo da delegacia, a Rede Record me ligou, para gravarmos uma matéria a ser exibida no dia seguinte, 30 de abril, quando se comemora o dia internacional do cão-guia, que é comemorado toda última quarta-feira de abril de cada ano. Perguntaram se acaso eu iria participar do evento organizado pelo instituto IRIS, na Av. /Paulista, no qual as pessoas utilizadores de cão-guia iria fazer a travessia  da via, com seus cães-guia, como acontece todos os anos desde pelo menos 2007, e é quando as pessoas podem ter a oportunidade de brincarem e fazerem festas com o cão-guia. Falei que não participaria porque o Wyatt, meu cão-guia não estava em condições de participar de eventos como este, e também porque ele não está guiando; está de licença e sendo tratado.

Ainda assim, quiseram ir até minha casa para mostrar o cão-guia em licença e para mostrar como faço agora para me locomover.

A reportagem está neste link:

http://noticias.r7.com/videos/mais-de-5-000-deficientes-visuais-aguardam-por-um-cao-guia-no-brasil/idmedia/536194040cf2a55d89eae580.html

Sucessos midiáticos à parte, prossigamos com o diário:

No dia 1 de maio de 2014, deixei o Wyatt em casa com a Esvana, e fui com o Eduardo até a Cobasi para comprar algumas latinhas da ração Hepatic úmida. Na cobasi, não tinha este produto, e comprei 4 latinhas da ração A/D da Hills, mais quatro potinhos de ômega 3. Em seguida, fomos comprar parte das peças necessárias ao reparo do carro do Eduardo, no mercadocar, na Barra Funda.

 

Na sexta-feira pela manhã, 2 de maio de 2014, fomos à terceira sessão de acupuntura.

O consultório da Dra. Larissa Tofoyuku, fica dentro do Pet Center Marginal unidade Alphaville, e aproveitei para verificar se no Pet Center Marginal, havia a ração úmida Hepatic da Royal Canin. E, que bom, que eles tinham. Porém, apenas 4, e  tive de comprar somente essas quatro. O pacote com 12 latinhas enviado pela Royal Canin, no início de abril, já havia acabado havia duas semanas. Comprei também mais sete latinhas da ração A/D da Hills para complementar. O pior é que eu não lembro com quem falei quando ligaram no início do mês, prometendo que enviariam a ração mensalmente. Como uso esta ração para poder dar os medicamentos, como já falei, tive de comprar. Mas a Royal canin, já enviou mais seis latinhas, que somada às quatro que comprei, já são dez.

Na sessão de acupuntura da semana seguinte, compro mais algumas latinhas no Pet Center Marginal, se for o caso.

Quanto ao e-mail do instituto IRIS, e minha resposta, temos novidades.

As novidades acerca do instituto IRIS:

eles já há algum tempo, responderam ao

e-mail que enviei, e graças a Deus, responderam conforme a nossa esperança.

Se de fato foram sinceros no e-mail, foi o melhor e-mail que já recebemos nos últimos tempos. Vamos torcer que as palavras escritas, reflitam as reais intenções do instituto iris. Para melhorar, bastava que eles declarassem o Wyatt como cão-guia compulsoriamente e definitivamente, aposentado e, passando a posse integral para mim.

Mas, por enquanto, creio que poderei cuidar em paz do tratamento do meu cão Wyatt. E depois que ele tiver recebido alta, dessa pior luta que é a luta contra a anemia, poderemos marcar aquela tal avaliação.

Vejam o e-mail respondido pelo instituto IRIS.

 

--------

 

RES: Avaliação Cão Guia Wyatt

 

Caro Marcos Leandro, obrigado pelo retorno. 

 

Concordamos plenamente com as suas colocações e nos prontificamos, na data em que julgar melhor, a avaliar os exames e laudos médicos do cão Wyatt junto

com os médicos veterinários que estão cuidando dele, conforme a recomendação do senhor.

 

Nós, do Instituto IRIS, gostaríamos de reforçar que em nenhum momento se cogitou a possibilidade de retirar o cão dos seus cuidados - esta hipótese não

existe. Para que fique claro, o acompanhamento do tratamento médico e das condições de guia do cão é um procedimento do IRIS, comum a todos os cães treinados

por intermédio do Instituto, seguindo as práticas internacionais adotadas nas maiores e melhores escolas de treinamento de cães-guias do mundo. Esses procedimentos,

normais em instituições como a nossa, não significam, entretanto, que sejamos indiferentes à relação afetiva que se estabelece entre o cão e o seu dono.

 

O Instituto IRIS acredita no papel do cão-guia na sociedade e em tudo que o cão, para além da condução segura, traz para o seu dono em auto estima, confiança,

independência e alegria. E é por acreditarmos e, sobretudo, gostarmos do cão-guia, que seguimos treinando-os mesmo diante de todas as dificuldades e a

falta de apoio para este tipo de atividade no Brasil. 

 

Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para agendar uma data. 

 

Atenciosamente,

 

Marcelo panico

 

Instituto Iris    

 

De: Marcos André Leandro [mailto:marcos.leandro@trtsp.jus.br]

Enviada em: sábado, 19 de abril de 2014 20:26

Para: Marcelo Panico - Iris

Cc: moises@iris.org.br

Assunto: Re: Avaliação Cão Guia Wyatt 

 

Srs do instituto IRIS,  

 

por meio deste, venho comunicar-lhes oficialmente, embora os senhores já estejam sabendo, posto que o fato é público e notório, que o cão Wyatt está em

tratamento médico desde janeiro, com quadro ainda indefinido, sobre tudo no que diz respeito à anemia. Outrossim, informo oficialmente, embora repito,

os senhores já estejam sabendo, o cão Wyatt, não está exercendo suas funções de guia desde que comecei a buscar respostas médicas, a elaboração de um diagnóstico,

e por conseguinte adequado tratamento.

 

Informo ainda, que eu, não o estou utilizando como cão-guia, e se assim quiserem, posso enviar-lhes a carteirinha que o credencia como tal, bem como seus

equipamentos de cão-guia. Apenas o cão Wyatt, deve permanecer sob minha responsabilidade, posto que um afastamento dele de mim e minha esposa, que temos

cuidado dele com todo amor e zelo, como um ente querido, e não apenas como uma máquina de guiar, ou um equipamento de locomoção, nesses quase 7 anos, mormente

nestes três recentes meses, seria condenar o cão Wyatt à morte por agravamento dos problemas de saúde, considerando o estresse e a tristeza que tal fato

lhe causaria. Sendo assim, mais uma vez repito, se querem ter certeza de que ele não está exercendo suas funções enquanto guia, me coloco à disposição

para entregar-lhes os equipamentos que o identificam como cão-guia, bem como a carteirinha a isso relacionada.

 

Informo ainda, que o cão Wyatt depois de passar por vários hospitais, entre os quais o hospital de vossa confiança, a saber, o hospital universitário Anhembi

Morumbi, e com o qual os senhores mantém parceria e vários tratamentos infrutíferos, desde o dia 8 de abril de 2014, está nas mãos dos melhores especialistas

de São Paulo, cada um em sua área de atuação respectivamente, a saber, a Dra. Silvia Ulata, hematologista, e Dr. Ricardo Duarte Silva, gastroenterologista.

Ambos professores de faculdades. O Dr. Ricardo, professor da FMU, e a Dra. Silvia Ulata professora da USP. E, são desses dois especialistas que o cão Wyatt

precisa de acompanhamento direcionado. Está também fazendo acompanhamento ortopédico, com uma ótima profissional indicada pela Dra. Silvia Ulata, e com

o tratamento adequado a saber, acupuntura, indicação de todos os hospitais por onde passamos, e tambémda da Dra. Silvia Ulata.

 

Isso posto, deixo claro que o Wyatt não precisa de nenhuma avaliação médica adicional, porque já vem sendo avaliado e tratado desde janeiro, nos melhores

hospitais, e sempre com os melhores profissionais. E desde 8 de abril de 2014, está sendo tratado e sob a responsabilidade médica, da especialista Dra.

Silvia Ulata e do Dr. Ricardo Duarte.

 

Não se faz necessário outrossim, nenhuma avaliação técnica para saber se ele pode continuar sendo ou não cão-guia, porque os senhores sabem que desde janeiro

ele não está exercendo suas funções de guia, e o fato de continuar ou não guiando, pouco me importa. Não penso no Wyatt como apenas uma máquina de guiar

ou apenas um equipamento de locomoção, como os senhores. Para mim, equipamento de locomoção é a minha bengala, com a qual eu tenho me locomovido nos últimos

três meses, tal como era antes de eu ser utilizador de cão-guia. Penso no Wyatt muito mais como um ser vivo, e um ser vivo muito mais importante para mim,

do que muitas pessoas com quem sou obrigado a me relacionar. Logo o cão Wyatt não está em condições de passar por nenhuma avaliação técnica para aferir

suas possibilidades enquanto guia, razão pela qual, solicito dos senhores o bom senso de dispensá-lo desta inócua avaliação.

 

Quanto a avaliação médica, embora igualmente inócua, me disponho a encaminhar aos senhores todos os exames feitos e refeitos, bem assim, a marcar esta tal

avaliação, desde que esta seja na clínica All Care Vet, pertencente ao Dr. Ricardo Duarte, no dia e horário a ser estipulado pelo Dr. Ricardo Duarte, posto

que a avaliação será na presença dele e da Dra. Silvia Ulata, os mais novos e definitivos responsáveis pelo atual tratamento do cão Wyatt, e que, vem dando

ótimos resultados, mesmo com o pouco tempo de vigência.

 

Informo-lhes que acerca dessa avaliação já falei com o Dr. Ricardo, e ele ficou de verificar sua agenda que é sempre cheia devido a seus inúmeros compromissos,

e irá marcar uma data futura quando possa estar presente juntamente com a Dra. Silvia Ulata.

 

No mais, asseguro-lhes que o cão Wyatt, está como sempre esteve, recebendo o melhor tratamento e nas mãos dos melhores médicos veterinários que um cão seja

cão-guia ou não, merece, e pode vir a receber.

 

Sem mais, espero poder contar com o vosso bom senso, e vossa compreensão, a fim de que não venham a atrapalhar a conduta que vem sendo adotada pelos novos

responsáveis veterinários, pelo tratamento do cão Wyatt.

 

Atenciosamente, 

 

Marcos André Leandro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário