11.8.11

Dia DO ADVOGADO


Dia DO ADVOGADO



Hoje 11 de agosto, se comemora o dia da instituição dos cursos jurídicos no Brasil. Trocando em miúdos, é dia do advogado no Brasil. Este profissional que, segundo a Constituição Federal, em seu artigo 133, diz que o advogado é indispensável à administração da justiça.
De fato, o advogado quando é um profissional sério e comprometido com a justiça, é indispensável, assegurando os direitos, que no Brasil são constantemente deixados de lado.
Neste blog já coloquei vários casos, onde graças a bela atuação de ótimos advogados, direitos foram garantidos e a justiça aplicada. Eu mesmo sempre sonhei em um dia ser advogado, mas o tempo passou, e ainda não consegui realizar este projeto. Amigos com os quais estudei, e até um primo que vi nascer, hoje são advogados. Todavia, o desejo permanece, e quem sabe eu também possa conseguir.
Antes, pensava em ser advogado para lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, que como eu e minha esposa, passam diariamente por desrespeito enquanto cidadãos, de todas as formas possíveis. Hoje, depois de conhecer melhor a vida e o funcionamento da "justiça" e do "direito", não tenho tanta certeza de ser uma boa idéia. Percebo tantas maneiras de burlar a lei, tantas brechas que permitem o não cumprimento das leis, formas quase matemáticas de tornar o ilegal algo perfeitamente legal, que até me desanima a realizar meu grande sonho de ser advogado. Para quê, se o direito não é bem um direito? Acho que seria frustrante enquanto advogado entender o direito como está claramente expresso no texto da lei, e ter de engolir que "O texto da lei não é literal..."
Mas essas são reflexões que nada tem a ver com o sentido principal deste artigo.
O dado concreto, como diria o outro, é que o advogado é de fato essencial à administração da justiça e ao exercício da cidadania. Pois apesar da justiça ser lenta e muitas vezes em excesso, em alguns casos até tardia, invalidando totalmente sua função de justiça, o advogado está sempre ali, se empenhando, fazendo sua parte. Provocar o judiciário, tentando fazer com que as coisas funcionem a contento. Infelizmente, isso nem sempre é possível.
às vezes penso no advogado como um operário, que tenta com grande esforço fazer a engrenagem de uma máquina enferrujada, funcionar. Trabalham muito, e ganham pouco, se considerarmos a relação entre o esforço desprendido, e o êxito final. Há honorários arbitrados tão insignificantes que não dariam para pagar a passagem de ônibus de sua residência até o tribunal. Os bons advogados, assim como em todas as profissões, são aqueles que fazem seu trabalho por amor e vocação, sem pensar na recompensa financeira; esta vem inexoravelmente, pois é uma lei natural das coisas.
Então neste dia do advogado, deixo meus parabéns e expresso minha profunda admiração a estes profissionais essenciais à justiça, à cidadania, ao direito e sobre tudo, ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário