3.4.10

Eletrônicos contra cegos

Este retirei do blog da Danieli Haloten, e como concordo em número, gênero e grau, coloco aqui para vocês.
 
----------
 
Eletrônicos contra cegos
 
 
 

            Os aparelhos eletrônicos e celulares estão ficando menores, com menos teclas, mais modernos e excluindo cada vez mais uma parcela da população, os deficientes visuais. Agora mesmo, estou precisando comprar um micro-ondas novo. Mas, só encontro no mercado modelos sem teclas em relevo ou pior: com tecnologia tauch scream, que ativa o comando, só encostando o dedo. Os elevadores com tal tecnologia, mesmo com identificação em Braille, são os piores para quem não enxerga, ainda mais, quando não tem gravação sonora falando os andares. Pois os ativamos involuntariamente, quando tocamos no painel para procurar o nosso.
 
            Fiquei apavorada, quando ouvi dizer que essa é a tendência do futuro.
 
Então quer dizer que depois de a tecnologia nos ajudar na nossa independência, ela vai fazer o caminho inverso e nos excluir?
 
            O mesmo ocorre com o dvd player. Eu quero matar o desgraçado que inventou que deficiente visual não vê televisão. Sim. Porque até hoje, tem gente que se espanta, ao saber que um dos meus hobbys é assistir TV. E acho que os fabricantes acreditam nessa falsa teoria. Porque os comandos dos DVDS são totalmente visuais. E pra "ajudar", cada dvd que a gente pega, vem com uma disposição diferente na tela. E não dá nem pra gente decorar. Pelo menos os aparelhos tém a tecla para mudar o áudio. Assim, posso assistir em Português. Mas, se eu quiser ver os extras do filme, tenho que pedir pra alguém por pra mim.
 
            Está cada vez mais raro encontrar equipamentos com teclas salientes e com alguma indicação sonora. Agora que inventaram um programa pro celular falar os comandos, me disseram que o futuro são os Ifones.
 
            Peço a vocês que divulguem essa realidade ao maior número de pessoas, para que os fabricantes de telefonia, áudio, vídeo e eletro-domésticos pensem em fabricar também produtos que nos ajude na nossa independência e não nos exclua. Quanto mais os deficientes forem independentes, melhor será também para a sociedade e para a economia. Ou você prefere que o "ceguinho"que mora ao lado do seu apartamento interrompa sua noite de sexo pra pedir pra você por um filme pra ele no dvd?
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário