28.2.05

Acessibilidade e preconceito na internet

Acessibilidade na web

Oi gente! Vamos falar sobre a acessibilidade digital por parte dos deficientes visuais na Internet.
às vezes quando converso pelo MSN que é um dos poucos meios de bate papo que nós cegos temos para conversar on-line com outras pessoas, não acreditam que eu sou cego.
O MSN é um dos poucos pois em Chat de verdade, não podemos entrar. Somos barrados! Como?
Apenas porque os administradores dos sites, para nos impedir a entrada, colocam um impeditivo para nós cegos. Aquelas letras e números em uma imagem que precisam ser digitados.
Mas como é que um cego vai conseguir digitar aquilo?
Ou seja, qualquer outra pessoa tem acesso normalmente pois qualquer outra pessoa pode ver e digitar sem problema. Mas o cego não pode fazer isso. Então está absolutamente provado a má fé por parte dos sites que colocam esse tipo de coisa. Única e exclusivamente para impedir os deficientes visuais de se incluírem na sociedade virtual.
Ou seja, nos excluem da sociedade real. E para não restar dúvida do preconceito e da discriminação, nos excluem da sociedade virtual também.
Sites como UOL, Yahoo, POP, Hotmail, Globo, Receita federal, entre outros, usam desse artifício desprezível para nos deixar de fora.
No site da globo para quase tudo usa-se essa maldita imagem. Na votação do BBB, para opinar no fórum, para entrar no Chat, para criar e-mail, aliás, para criar e-mail, a maioria dos provedores usam essa tática, buscando tentar impedir cegos de terem seu e-mail.
Nas salas de bate papo, acho que quase todos os provedores usam essa... essa palhaçada de imagem.
No site da receita federal, o cego não consegue consultar a situação do seu próprio CPF! Não é interessante? Num país onde se prega a inclusão, a inclusão digital blábláblá, isso acontecer? E o pior é que eles usam as desculpas mais infundadas possíveis para justificar o uso dessa porcaria de imagem,. É bem para deixar claro que estão discriminando os cegos e para chamar de idiotas os que acreditam nas suas justificativas.
Pois não há justificativas, já que, quem enxerga pode como já disse, digitar a tal imagem sem problema. E para os bons da informática, já existem programas e rotinas que quebram essa suposta medida de segurança. Então isso só existe mesmo para impedir os cegos de se incluírem na sociedade digital.
Esse site, blogspot, é um dos sites bem acessíveis que encontrei. Tanto assim, que aqui consegui criar meu blog. Mas ainda tem certas coisas que mesmo aqui, estão inacessíveis! Pois tem algumas coisas que não consigo fazer aqui no blog! Por exemplo, inserir imagens, ou um arquivo. Por que não consigo? Porque essas opções, não estão disponíveis em forma de link, mas em forma de gráficos. E o software que nós cegos usamos para ter acesso à informática, não trabalha muito bem com gráficos. Acredito que o pessoal do blogspot poderia melhorar isso, e colocar essas opções como link. no caso de inserir imagem por exemplo, colocar um botão:
clique aqui para buscar imagens em seu computador.
Assim a manutenção do blog, ficaria totalmente acessível.
Peço-lhes que façam isso, e dêem o exemplo para os preconceituosos,.

Nenhum comentário:

Postar um comentário