9.7.14

Notícias sobre o tratamento do Cão Wyatt

 

9 de julho de 2014

 

Olá amigos, depois de muito tempo sem escrever nada, aqui estou de volta. No mês passado a correria foi grande. Mas em maio, foi ainda maior.

Então, vamos lá. 

No passado dia 27 de junho fez um mês que o Wyatt está em casa conosco. Tem se mantido estável, mas infelizmente a alegria que tivemos no início do mês, quando os hematócritos chegaram a 40% com um índice de reticulócitos de 12% com valores absolutos de 598 mil, durou pouco. No exame seguinte a este, com ótimos valores, os hematócritos já caíram para 37%, e no seguinte para 34%, depois para 31%, e tem oscilado entre 27% e 32% se pelo Provet, e entre 29% e 34%, se pelo All Care Vet. Isso se deve muito provavelmente à diferença de equipamento e método utilizado para a análise do sangue. Desde então. Graças ao Eterno Deus, as plaquetas se mantiveram dentro dos níveis normais. Já os leucócitos , oscilam muito. Às vezes com índice aceitável ou dentro do padrão de referência, outras vezes, e, em pouco tempo, já dobram de valor... Os hematócritos não caíram para níveis muito preocupantes, e como dito acima, tem se mantido em níveis aceitáveis... Ao menos clinicamente, ele está estável. Graças ao Eterno, não tem apresentado episódios de dispnéia, tem comido relativamente bem, bebido água, agora mais normalmente do que acontecia há alguns dias, que ele não queria beber. Para a ração, é que ele ainda tem um pouco de dificuldade para comer. Acho que enjoou as rações, mas ao menos esta que ele comia no All Care Vet, da Farmina, está aceitando bem. Principalmente se misturado com um pouco de carne moída, conforme recomendado pelo veterinário, a fim de proporcionar as proteínas e o ferro necessário para ajudar no combate da anemia.

Em fim, o Wyatt, continua com uma doença que até o momento não se sabe exatamente qual é. Mesmo depois de tantos pré diagnósticos, tentativas, investigações, o que se sabe de fato, é que, tem alguma coisa que causa esta situação imunomediada, e faz com que o organismo dele tente combater as próprias células do sangue. Além disso, tem uma forte proteinúria, (perda de proteína pela urina), mais precisamente a albumina. Também tem um leve acúmulo de cobre no fígado, mas isso na maioria dos cães, não causa tais sintomas. Por vezes não causa sintoma algum.

A situação é grave, porém, tem se mantido estável. A musculatura muito lentamente tem se recuperado, mas o Wyatt não consegue subir nem descer escadas. Sobre tudo, se for as escadas da minha casa, que mais parecem uma montanha russa do que propriamente uma escada residencial, como se pode ver na foto. Dentro de casa, ele consegue andar normalmente, e tem voltado aos poucos à sua rotina natural de nos seguir pelos ambientes, quando saímos de um cômodo para outro.

Quando quer fazer xixi ou cocô, ele já levanta sozinho e vai em direção à varanda, onde mandei colocar grama sintética, justamente para este fim. Para evitar de eu ter de ficar carregando ele nos braços para levar ele para fazer estas necessidades, onde ele fazia antes. Descer e subir com ele nos braços, não é fácil. E, ainda bem que ele amou a graminha que mandamos colocar lá! vira e mexe, lá vai ele para o gramado!

Mas, para não se cansar, fica a maior parte do tempo em repouso, porque ainda se cansa fácil quando faz qualquer esforço maior.

O Dr. Ricardo, falou que seria bom o Wyatt passar por um especialista neurologista, e por isso, marcamos uma consulta com uma de sua confiança, lá mesmo no All Care Vet. A Dra. Luana. Antes dessa consulta, como não estávamos conseguindo marcar com ela, o levei ao hospital de Cães e Gatos, para passar com o neurologista de lá o Dr. Célio Jardim. Ele examinou o Wyatt, e disse que aparentemente não há nenhum dano cerebral, (É claro que disso nós já sabemos...) falou também que essa atrofia muscular pode ser devido também à doença imunomediada desconhecida, que pode estar atacando além da parte sanguínea, a parte muscular. Também falou que essa doença imunomediada pode ser um mieloma, e recomendou dois exames. Em princípio um eletro neuromiografia, que só é realizado em Jundiaí. Liguei lá, e conversando com a pessoa que me atendeu, fiquei sabendo que este exame é bastante complicado, e perigoso. Sobre tudo, no caso do Wyatt. Digo que é perigoso, porque é necessário anestesia geral. E o cão fica de três a quatro horas sob efeito de anestesia. A moça do laboratório não mencionou nada sobre perigo nem nada. Mas eu e o Dr. Ricardo, concordamos que não é conveniente no momento. Particularmente, já acho a anestesia um procedimento por si só perigoso. No caso do Wyatt, que está já debilitado, acho totalmente inviável. O outro exame é a tomografia ou a ressonância, que também precisa de anestesia, mas não por tanto tempo. Na quarta-feira dia 25 de junho, quando fui à clínica All Care, falei com o Dr. Ricardo sobre isso, e ele concordou comigo. Ficou de tentar mais uma vez marcar a Dra. Luana, para que ela juntamente com ele, examinem o Wyatt melhor. 

Neste dia 3 de julho, aconteceu a consulta com a Dra. Luana. Ela descartou a possibilidade do mieloma, e disse que iria examinar os raios-X do Wyatt, e depois talvez solicitasse uma tomomielografia. No mais, não falou nenhuma novidade além das que já sabíamos...

Nesta sexta-feira, 11 de julho, temos o retorno com o Dr. Célio o neuro do hospital Cães e Gatos. Ele tem algumas ideias que acho que é importante investigar se sim ou não. Estamos correndo contra o tempo, e qualquer mínima possibilidade que possa explicar o que está acontecendo com o organismo do Wyatt, é válido que seja averiguada. Se foi aventada a possibilidade de mieloma, e se pesquisando verifiquei de de fato os sintomas são muitos dos que o Wyatt apresenta, então vamos buscar a certeza de que não seja isso.

Dizer que:

"Ah, não acredito que seja, porque o mieloma é muito agressivo, e ele não estaria mais vivo..." Não é uma resposta que me convença, sobre tudo, porque o Wyatt já enfrentou e venceu um período no qual ninguém acreditava que venceria. Logo ele já provou que não é um cão igual aos demais, ele é forte, e luta pela vida. Luta de maneira que o que é comum para os outros, não é igual para ele. Uma doença que pode matar um cão em poucos dias, pode levar muito mais tempo no caso dele, porque ele já provou que é forte. Particularmente, não acredito que outro cão nas mesmas condições dele, não teria suportado uma infecção generalizada como ele enfrentou e venceu. Portanto, estamos indo em busca de respostas que se fazem urgentes e necessárias. Talvez não venhamos a conseguir tais respostas, mas ao menos estamos tentando.

E, são essas as novidades sobre o tratamento do Wyatt.

O tratamento continua, a busca por uma resposta continua, as buscas por uma solução definitivamente continuam, a luta em fim, continua. E com esta luta, os custos também continuam. Mas este é um assunto para uma postagem futura...

Por hora, peço , mas peço apenas que ajudem com orações, energia positiva, bons pensamentos, e Luz, para o Wyatt e para nós.

Desculpem os erros, e a demora em escrever para o blog. Mas, como não tenho sempre boas notícias, prefiro mesmo não escrever sempre.

Vou atualizando com mais frequência no ffacebook www.facebook.com/marcosandreleandro

Mas, aqui também com certeza!

Abraços,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário