4.4.14

ATUALIZANDO AS NOTÍCIAS SOBRE O ESTADO E TRATAMENTO DE SAÚDE DO MEU CÃO-GUIA WYATT

 

Relatório sobre o tratamento e estado de saúde, do meu cão-guia, Wyatt, entre os dias 27 de março e 03 de abril de 2014.
Antes de tudo, quero pedir desculpas pela demora em atualizar informações. Estávamos totalmente sem tempo, saindo sedo para hospitais, e chegando sempre tarde, e o cansaço não deixava fazer muita coisa. Apenas fui escrevendo o relatório que ora envio.
Muitas coisas aconteceram e novidades surgiram neste intervalo de tempo, as quais, passo a relatar:

Da quinta-feira 27 de abril para a sexta-feira 28, surgiu no flanco do Wyatt, uma espécie de feridinha, que, de noite já começamos a limpar e tratar com anticéptico.
Do sábado para o domingo, ele acordou com o bracinho direito inchado, e sentindo dor no local, pois reclamava quando a gente mexia. Decidi então levá-lo ao hospital veterinário Pet Care, para exame, até porque seria mesmo necessário repetir os exames de sangue, para ver como estavam os hematócritos e as plaquetas.
Na segunda-feira então, o Wyatt foi ao hospital veterinário Pet Care, para nova avaliação e exames de sangue. Foi feito também ultra-sonografia, e na ultra-som, nada foi detectado de anormal. No exame de sangue, os hematócritos estavam em 13,9% e de imediato foi entubado, e ligado ao soro e ao oxigênio. (Foto) .
De imediato começaram os preparativos para uma nova transfusão de sangue, e por isso sugeriram que ele ficasse internado.
E contra a nossa vontade, mas crendo que seria o melhor para ele, nós o deixamos lá mais uma vez. E, mais uma vez, o deixamos fazendo a transfusão de sangue (foto) ( )

Na terça-feira, uma das médicas da internação, ligou e falou que seria interessante deixar ele lá mais um dia, para que novos exames fossem feitos, e ele permanecesse em avaliação. Eu fui terminantemente contra, graças a Deus.
Então, Na terça, no fim da tarde, juntamente com um colega e minha esposa Esvana, fomos buscá-lo. De imediato, notei que ele aparentava estar mais debilitado do que no dia anterior, mesmo quando estava com os hematócritos baixos. Apesar de estar com os hematócritos baixos, estava meio animadinho. Mas na terça, não estava tanto, e estava mais ofegante, embora tivesse tomado mais de 600 ml de sangue, e os exames daquela tarde mostrassem que os hematócritos estavam em 28%.
Os médicos do HV Pet Care, recomendaram que o levássemos no dia seguinte para novos exames por conta da transfusão de sangue. E, avaliar a evolução do quadro, bem como, para controlar a eventual queda dos hematócritos.
Então, pagamos a conta de R$ 1984,00 (Mil e Novecentos e Oitenta e quatro reais), por exames e uma diária. Tivemos um desconto, já que o pré orçamento no dia anterior foi de 2026,00 (dois mil e vinte e seis reais).
Paguei também os pedágios R$ 3,30 ida e 3,3 volta.
Eu o trouxe para casa, e decidi que no dia seguinte, dia 2 de abril, o levaria ao hospital veterinário Anhembi Morumbi, para que o Dr. Márcio, ( foto), o pudesse examinar juntamente com a equipe do HV Anhembi Morumbi.
Neste dia 2 de abril de 2014, então, levamos o Wyatt ao referido hospital, para refazer os exames de sangue conforme solicitara o Pet Care, e para que a equipe desse uma olhada na feridinha que a cada dia crescia. Além disso, estava perdendo líquido sanguinolento, e um pouco de pus pela feridinha, a qual o Pet Care, não deu a devida atenção. Falaram apenas que se tratava de uma lesão causada pela baixa da imunidade. Mas não fizeram nenhum exame de raio x por exemplo, já que a imunidade estava sabidamente baixa, para evitar o risco de uma pneumonia. Ou para que na eventualidade de surgir, conseguir atacá-la logo no começo... Falo de raio x, de tórax, por uma questão de prevenção. Sabe-se que quando se está em um ambiente hospitalar, e com a imunidade em baixa, todo cuidado é pouco, e é preciso estar atento a tudo, e fazer exames que consideram desnecessário, para depois do resultado, ter certeza se eram de fato ou não, desnecessários.
Por exemplo, nunca foi feito exame de urina, nunca foi feito exame de fezes, nunca foi feito eco cardiograma, nunca foi feito eletro, tudo porque sempre que eu perguntava, tanto no Pet Care, quanto no hospital de Cães e Gatos, respondiam que não havia nenhum motivo aparente para tais exames. Eu, todavia, entendo que exames são exatamente para que se possa investigar o que não está aparente. Se há uma razão aparente, o exame não é para investigar, e sim para confirmar.
Mas como é sempre bom ter várias opiniões, até que uma ou mais combinem, eu sempre levo o Wyatt em dois ou três hospitais diferentes. Por isso, decidi levá-lo ao Hospital Universitário Anhembi Morumbi, na quarta-feira. Até porque eu estava achando ele muito ofegante, muito prostrado, e não estava querendo beber água nem comer a ração. Estava novamente perdendo o apetite e outra vez com dificuldade para fazer cocô.
E, fiz muito bem em levá-lo ao hospital universitário.

Dia 2 de abril de 2014.

Neste dia 2 no hospital Anhembi Morumbi, o Wyatt passou por vários exames, tais como Hemograma completo, Perfil Bioquímico e, o Dr. Márcio, foto acima, aventou a possibilidade de o Wyatt, haver engolido algum fio de cobre ou algum objeto de metal, que pudesse estar causando este diagnóstico por acúmulo de cobre no organismo. Talvez, pudesse ser um falso positivo. Mas na verdade, hoje sei que essa decisão, nada mais foi do que a influência do Eterno, sobre o caso, para que se descobrisse algo mais grave.
Então o Dr. Márcio pediu que fosse feito raios x do abdome e do tórax.
Quando o resultado chegou ele analisou, e deu a terrível notícia.

__________

"O padrão do raio x mostrou uma coisa que a gente não estava pensando...
O tal do fiozinho, ou objeto de metal, qualquer coisa que havia possibilidade, não havia mesmo. Então essa alteração, ela é genética mesmo...
O que achou realmente, foi no padrão pulmonar dele. Ele tá com um padrão de bronco-pneumonia... E um padrão pulmonar suuuper, feio. Ele está com uma baita de uma pneumonia."

__________

O Dr. Márcio disse ainda, que o caso é muito, muito grave. Suspendeu todos os medicamentos, exceto o prednisona que precisa ser retirado aos poucos, até parar totalmente. Informou que antes de continuar o tratamento da anemia hemolítica, e do cobre no organismo, é absolutamente necessário que se consiga curar esta pneumonia. Um dos lados do pulmão está totalmente opaco, e isso é muito grave.
Esta doença, até agora é a mais perigosa, e essa pode levar o paciente a óbto mais rápido do que a anemia. A anemia também é grave, e também pode levar o paciente, e os hematócritos continuam caindo juntamente com as plaquetas. E se continuarem caindo,ele precisará de nova transfusão de sangue para repor. Se cair, nova transfusão para repor, e assim, irmos tratando para não perdermos o bebê para anemia. Porque podemos perdê-lo para a anemia, ou para a pneumonia. Mas a pneumonia é mais grave, pois age mais rápido e mais violentamente.
Duas enzimas do fígado também estão bastante alteradas, e não se sabe exatamente porque. Para termos essa resposta acerca do fígado, seria necessário uma outra biópsia, mas no quadro atual não é recomendável de forma alguma. Há uma remota possibilidade de que o fígado possa estar entrando em falência, mas isso é apenas uma das possibilidades, e creio eu, que não será essa a causa.
O fato é que, estamos correndo contra o tempo, e tentando combater quatro tipos de anomalias. O problema no fígado, que está sofrendo com o cobre acumulado, estamos tentando eliminar o cobre para aliviar o fígado, a anemia hemolítica que o deixa fraco e com hematócritos muito baixos, e agora, contra a pneumonia que, no momento atual é a mais grave.
hoje, não há nenhum bom prognóstico. Cada dia de vida será um dia de vitória. Se os Hematócritos baixarem muito, nova transfusão será necessária, e depois outra, e sempre que for preciso, outra, até que a pneumonia esteja curada. Quando ela estiver curada, poder-se-á voltar as medicações para combater a anemia e o cobre.
Não se pode usar nenhum medicamento para combater a anemia nem nenhum outro problema por enquanto.
"No momento, precisamos centrar fogo na pneumonia,"... São palavras do Dr. Márcio.
Porém, outras opiniões, acham que não é bom que os medicamentos sejam retirados totalmente, devido a baixa imunidade, e considerando o quadro geral.
E, como gosto de mais de duas opiniões, também por vezes o levo ao hospital de Cães e Gatos, que fica mais próximo da nossa casa. É lá que o levarei nesta quinta 3 de abril. Quero novos raio
x para confirmar o diagnóstico, e quero novas opiniões. O antibiótico, claro que se confirmado a pneumonia,
não poderá ser alterado nem interrompido. Mas, se o Wyatt estiver com os hematócritos novamente em baixa, e
precisar de nova transfusão de sangue, no Cães e Gatos, creio que poderão atender esta parte. Por outro lado, uma médica já me falou que não é bom que se façam tantas transfusões de sangue seguidamente, porque pode ser perigoso...

Dia 3 de abril de 2014.

Neste dia, decidi levar o Wyatt novamente ao Hospital Veterinário de Cães e Gatos, em Osasco. Fazia já algum tempo que eu não o levava lá porque às vezes tenho a impressão de que não acreditam muito na minha capacidade de explicar o que acontece com meu cão-guia, ou que sentem algum receio de lidar com um cão-guia. Mas por ser mais próximo da minha casa, e eu confiar na médica que o atende lá, a Dra. Rosemeire Alves, ( ) o levei lá novamente. Desta vez, solicitei absolutamente todos os exames possíveis. E também o levei a fim de refazer os raios x, ultra-sonografias e exames de sangue. E hoje, finalmente fez exame de urina, e eu trouxe para casa o patinho para fazer também exame de fezes. Desde o início dos problemas, nunca foram feitos tais exames, nem de urina nem de fezes. Eu sempre achei que seria importante fazer tais exames. Mas os médicos são eles e não eu, e como já falei acima, não acham necessário...
Desta vez, finalmente marcamos todos os exames, e hoje, já foram feitos vários deles. Na segunda-feira 7 de abril de 2014, fará eco cardiograma e eletro cardiograma, bem como exame de pressão alta.
Nos raios x de hoje, dia 3 de abril, mostrou realmente um padrão muito "estranho" segundo a Dra. Rosimeire F. Alves, (foto acima) a médica que cuida do caso do Wyatt, no hospital em referência. Disse ainda que o padrão pulmonar é um padrão de infiltrado alveolar, que normalmente se vê em casos de pneumonia. Ou seja, tem a característica, mas não tem a distribuição que costuma ter em pneumonia.
Como no Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi não me deram os raios x feitos lá, eu não os levei, e isso seria necessário para fins de comparação.
Pode significar um quadro de pneumonia, mas, pode também não ser. Pode ser alguma outra substância que está ali, causando a opacidade e causando esse padrão. Não há nenhum sintoma de pneumonia, não há tosse, não há secreção nasal, e para se ter certeza do que se trata, é indicado uma tomografia. Porém, antes da tomografia, precisamos averiguar a pressão e o coração, já que para fazer uma tomografia é necessário sedação.
A ultra-sonografia de hoje, ( ) mostrou que, o fígado está um pouco aumentado, com infiltrados gordurosos.
e o padrão vascular, também um pouco mais saliente, o que pode significar uma pressão mais alta.


Relatório de gastos:

No Hospital Veterinário Pet Care, a diária e exames, ficaram em R$ 1984,00, depois de já concedido o desconto deR$ 42,00.
O custo com transporte para ir até lá na segunda, ficaram da seguinte forma:
R$70,00 com aluguel de um carro informalmente. Ou seja, um amigo do rapaz que quando pode, nos ajuda acompanhando e dirigindo para nós, emprestou o carrinho dele, um Pálio 1999 mediante setenta reais. Coloquei quarenta reais de gasolina. Paguei o pedágio ida e volta, a R$ 3,30 cada vez. Para meu amigo, dei vinte reais, e dei 10 reais porque o carro sujou o interior e precisou ser passar por limpeza. Totalizando R$ 146,60.

Na terça-feira quando fomos buscar o Wyatt, fui com um colega de trabalho. Ajudei com R$ 140,00 para combustível e como recompensar seu trabalho de ter de nos levar às 16:30 de Jandira até o bairro do Morumbi, e nos trazer de volta a casa, chegando por volta das 23:00 h. Paguei novamente os pedágios, com o mesmo valor de R$ 3,30 ida e 3,30 volta.

No hospital Veterinário Anhembi Morumbi, os custos ficaram em R$ 346,67 que paguei com meu cartão de débito.
Para ir até lá, usei os serviços de um táxi já conhecido. Ele sempre me acompanha em várias idas e vindas, pelos hospitais veterinários. Saímos de casa às 10:00 chegando ao hospital às 11:50. Saímos de lá por volta das 18:00 chegando em casa às 20:00h. Com o táxi, gastei R$ 270,00, mais R$ 30,00 para o motorista como forma de agradecimento por ele nos ter acompanhado e auxiliado durante todas aquelas oito horas em que ficamos ali.
O novo medicamento prescrito, Amoxilina + Clavulanato de Potássio, custou R$ 283,80, que comprei na Drogaria São Paulo da rua Campos Sales, em Barueri. Totalizando no dia, R$ 930,47.
Entre segunda 31 de março de 2014 e 2 de abril, temos um total de R$ 3217,67. Este valor em apenas três dias.
No dia 3 de abril, no hospital de Cães e Gatos, a conta ficou em R$ 406 na clínica, e R$288 na lojinha do petshop, onde comprei 10 latinhas de ração úmida A/D, da Hills, que o Wyatt gosta muito, e para dar com os medicamentos ajuda muito, bem como para os dias que ele não está querendo a ração seca. Cada latinha da ração úmida custa R$12,90. Comprei ainda dois pacotes de fralda, cada pacote com 30 unidades. Pois o Wyatt no dia 2 de abril, ao chegar em casa, fez o que nunca antes havia feito, que foi fazer o pipi dentro de casa. Uma vez na sua própria caminha e outra vez no chão, perto de onde ele estava deitado ao meu lado, enquanto eu estava ao computador. Ele sempre fica do meu lado, onde eu ou a Esvana está, ele quer estar junto. Então comprei esses fraldões para colocar nos locais onde ele sempre fica, para que, se acontecer de ele estar com alguma incontinência urinária, não molhar a casa ou sua caminha.
Comprei ainda, uma latinha de um palitinho que ele adora, chamado geriatric, que custa salvo erro algo em torno de 29 reais. Os fraldões, um pacote com trinta unidade da marca clean pet, R$62,00 e outro da marca Sapecão R$44,90. R$ 264,90.
Então, apenas neste dia 3 de abril, foram gastos R$ 130,00 com o táxi, + R$ 264,90 na loja do petshop, + 406 de exames na clínica. Totalizando R$ 800,9. Se somado aos dias anteriores, temos do dia 31 de março ao dia 3 de abril de 2014, a soma de R$ 4018,57 .

 

É o relatório.

 

E o Wyatt, continua na luta pela vida.

Mais uma vez, eu, minha esposa Esvana e meu cão-guia Wyatt, agradecemos a todos, por tudo. Pelas contribuições, pela preocupação e pelas orações.
Abraços,
 
Marcos André Leandro
 

4 comentários:

  1. Que Deus abençoe e de muita força para vocês nessa luta .. Com fé logo o Wyatt estará bem.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Marcos André. Mais uma vez, nossos sinceros agradecimentos por sua incansável dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Vamos perseverar, mantendo nosso pensamento elevando e confiante. Li todo seu relatório e imagino o quão doloroso seja tudo isso. Mas mantenho inabalável a minha confiança. Abraços aos três, da amiga Flávia.

    ResponderExcluir
  4. Meu coração dói de ver que vc relata tudo em detalhes, possivelmente pq há pessoas que não acreditam na honestidade de suas ações, mas eu acredito. Acredito que vc está fazendo o possível. Se duvidarem, não se abale, pois no céu há um Deus que conhece e que recompensa os justos.

    ResponderExcluir