9.3.09

Cão-guia

Pois é, estou vivendo essa experiência.
Sou usuário de cão-guia há um ano e cinco meses.
Como puderam ler nos artigos abaixo, a luta vem sendo travada já há algum tempo. E, apesar de quatro anos já terem se passados desde a reportagem retirada do site da novela América, a coisa avançou muito pouco.
Todavia, o cão-guia está pouco a pouco se tornando uma realidade no Brasil.
Somos ainda muito poucos usuários, mas já somos bem mais que há três ou quatro anos. Talvez antes da lei 11.126, regulamentada pelo decreto 5.904, muitos tinham medo de se tornarem usuários de cão-guia, e serem discriminados, e constrangidos nos estabelecimentos. Isso certamente continua acontecendo, mas o fato de haver uma lei federal que garante nosso direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados
de uso coletivo, tenha sido um grande insentivo para os potenciais usuários terem força para enfrentarem esse desafio.
Além disso, o IRIS, Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social, fundado pela advogada Thays Martinez, famosa por sua demanda contra o metrô de São Paulo, vem proporcionando por meio do instituto e de seus patrocinadores, a chegada de novos cães-guia ao Brasil, estes, vindos dos Estados Unidos.
Os mais novos usuários de cão-guia do Brasil, além de ganharem novos olhos, tiveram a oportunidade de conhecer outro país, outros costumes, enfim, uma nasção de verdade. Durante o treinamento de quase um mês em que ficamos nos Estados Unidos, apredenmos a conhecer os comandos básicos do cão, aprendemos a conviver um com o outro, já que, a partir daquele momento é assim que vai ser por muito tempo.
Somos agora, segundo estatísticas não oficiais, cerca de 60 a 70 usuários de cão-guia em todo o país. Algumas duplas formadas pelo Integra mensionada na reportagem abaixo, outras formadas pela Leader Dogs e IRIS,
nos Estados Unidos e, outras, formada por iniciativa particulares, independente de instituições.
Claro que 60 a 70 usuários de cão-guia, é um número ainda insignificante ante a imensidão do Brasil.
E por isso, a luta para tentar fazer valer o direito assegurado na legislação, é ainda muito grande.
Existe muito desconhecimento, tanto a cerca da lei, quanto do trabalho desenvolvido pelo cão-guia. Muitos ainda acreditam que o cão-guia é um cão de guarda, e é também treinado para defender seu dono.
E, existe ainda aqueles que simplesmente insistem em não respeitar o direito assegurado na lei, principalmente taxistas, supermercados, shoppings, restaurantes, etc.
Felizmente em São Paulo, essa prática está diminuindo dia-a-dia. Mas em pequenos municípios e interior do Brasil, ter um cão-guia é sinônimo de luta diária.
Cabe a nós usuários de cão-guia, contribuir para que a sociedade tenha o respeito absoluto, tanto o respeito por nós enquanto cidadãos, quanto pela legislação federal, em muitos municípios, ratificada e consolidada.
Respeite esse direito, respeite as leis.
Visite o site do IRIS
IRIS
visite o blog do cão-guia
Blog Cão-guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário