28.10.14

VOLTANDO A GUIAR - NOVIDADES SOBRE O TRATAMENTO DE SAÚDE DO CÃO-GUIA WYATT.

22 de outubro de 2014

 

Atualizando as novidades sobre o Cão-guia Wyatt. Cão-guia, prestes a sair da aposentadoria e, voltando a guiar.

Na sexta dia 17 do corrente mês de outubro de 2014, voltamos à oftalmologista para mais uma consulta de retorno, no Provet unidade Divino Salvador. Minha esposa Esvana, como está em férias, dessa vez, teve possibilidade de nos acompanhar.

Lá, o Wyatt, já ficou todo animadinho querendo brincar com uma cadelinha que estava no local, mas ela não deu muita trela para ele. Então, ele deita e fica só reclamando, chorando baixinho.

Na consulta, foram realizados todos os exames e testes, e a Dra. falou que ele continua melhorando. Apesar de só termos conseguido pingar o colírio duas vezes ao dia, sendo que, aos sábados e domingos nem havíamos pingado, ele está respondendo bastante rápido. O Eduardo, que foi com quem fomos, estava na sala e falou que ia passar a pingar o colírio na frequência correta, e sempre que possível, durante as três vezes como recomendável. De fato, no sábado e domingo, o Eduardo foi lá em casa somente para pingar o colírio no Wyatt.

A veterinária falou que muito provavelmente já na próxima consulta, marcada para 7 de novembro, ele já terá alta, pois vem respondendo muito bem ao tratamento oftálmico.

O tratamento para a ehrlichiose também continua, e o Wyatt não tem apresentado muitos efeitos colaterais. Apenas por vezes fica um pouco ofegante, (Dispnéia), e dificuldade de respiração pode ser um dos efeitos. Mas, nada muito exageradamente. Não havia mais vomitado, mas nesta noite de 21 para 22 de outubro, vomitou novamente. Espero que tenha sido um evento ocasional. De fato, não voltou a vomitar nas duas noites seguintes.

O fato é que ele está cada dia melhor, e já está até conseguindo descer as escadas. Por segurança, prefiro que ele só faça isso em raros momentos, e por isso ele continua fazendo o chichi e o cocô, na grama sintética da varanda. Mas, sempre que ele desce, faz cocô nas pedrinhas onde sempre foi acostumado a fazer. Na verdade, é lá que ele gosta. Mas, acho melhor não ficar forçando e não deixar ele descer sempre que é hora de fazer alguma coisa. Até porque, ele não consegue subir as escadas, e para subir eu preciso carregá-lo ao colo. Ele até tentou subir as escadas nesta segunda-feira, depois que voltamos do Provet Alphaville, mas realmente não dá. A escada da nossa casa, é muito ruim, irregular e fora de padrão, como podem ver na foto.

 

                                          

 

É maravilhoso poder acompanhar a evolução que ele tem tido. Principalmente, porque ele já está querendo voltar ao trabalho! Ele já está querendo voltar a guiar, e eu dei uma oportunidade para ele. Achamos que nunca mais iríamos viver essa cena novamente. Mas ele ficou muito contente, e desempenhou sua função como sempre fez, perfeitamente!

Como eu sei se ele está querendo voltar ao trabalho? Primeiro porque eu conheço o Wyatt, talvez, melhor do que a mim mesmo. Segundo, ele tem seus meios de comunicar.

Sempre que estamos nos trocando para sair, o Wyatt, sempre fica do em volta, para lá e para cá, todo ancioso. Ele sabe que vamos sair, e quando ele estava guiando, sempre fazia exatamente o mesmo quando eu estava me trocando. Só esperando o momento de eu colocar nele, o equipamento de guia. Nos períodos em que ele estava realmente mal, nem ficava animado ao nos ver trocar de roupa. Muito menos, ao ver o equipamento. Nesta Sexta-feira porém, ao mostrar o equipamento, ele ficou muito animado e o rabinho dele parecia um limpador de para-briza em dia de chuva forte, como diz a Esvana. Quando posicionei o eequipamento, ele enfiou logo a cabeça e ficou esperando eu fechar o mosquetão. Depois, se posicionou na posição correta para dar início à caminhada, e lá fomos nós. Desceu as escadas com segurança, e fomos até o carro.

No carro, tirei o equipamento, e ele foi deitado no banco traseiro, para não forçar, indo no banco da frente como o cão-guia deve andar. O cão-guia deve sempre andar no banco da frente juntamente com a pessoa cega, deitado entre as pernas deste. E para deitar naquele local, ele precisa ficar em uma posição que certamente força a coluna, porque fica meio que enrolado como um caramujo.

Quando chegamos perto da clínica All Care Vet, que fica próximo ao Provet unidade Divino Salvador, ele já fica todo animado, olhando pela janela. Quando percebe que o caminho mudou, começa a choramingar, como quem diz: Ei, o caminho não é esse! Já passou!

É maravilhoso poder ter o Wyatt, novamente assim, praticamente como ele sempre foi. Ele está realmente quase 100%, e melhora a cada dia.

Em casa ele já corre para lá e para cá, buscando alguma coisa para pegar na boca, como uma roupa ou meia, e sair correndo.

Na volta da clínica, passamos no PetCenter Marginal para comprar alguns medicamentos e algumas latinhas da ração A/d, que ainda está sendo usada para dar os comprimidos. Em seguida, fomos ao shopping Parque Barueri, para almoçarmos.

Lá no shopping, coloquei novamente o equipamento no Wyatt, e ele já saiu guiando, porque ali ele já conhece. Então, foi na frente , com o rabinho a toda velocidade, enquanto o Eduardo vinha com a Esvana logo atrás. Dentro do shopping, deixei o Eduardo passar e falei para o Wyatt, seguir a Esvana. E ele foi direitinho, desviando das pessoas, e seguindo a Esvana. Antes, passamos no banheiro, e depois fomos à praça de alimentação. A praça de alimentação estava lotada, e tivemos de procurar um lugar vago. O Wyatt, foi guiando e seguindo o Eduardo com a Esvana, e desviando de mesas, cadeiras, e tudo perfeitinho. Não esbarrei em nenhuma mesa, em absolutamente nada! Na mesa, ele ficou deitado bonitinho debaixo da cadeira, como sempre ficou. E por onde passávamos todos falavam: Que cão lindo! Não sabem, que além de lindo, é um cão lutador, valente e sobre tudo, vencedor!  Não sabem que esse pelo lindo e brilhoso, há alguns meses estava quase sem vida, cheio de falhas devido aos locais raspados para aplicação de oxigênio, fluidoterapia (soro), medicamento intravenoso e para tratamento de uma farmacodermia. Mas, ele venceu. Graças a todos vocês que nos ajudaram e ajudam, graças ao amor do Wyatt por nós, e do nosso amor por ele. Graças ao empenho de todos nós e à equipe All Care Vet.

Foi maravilhoso poder vivenciar este momento, com o Wyatt voltando a guiar. Quem sabe talvez, ele possa voltar a guiar definitivamente para cumprir seus dois anos de trabalho que faltam para a aposentadoria por idade. Vamos continuar o tratamento, e acompanhar a evolução no quadro de saúde do Wyatt. Agora, acredito que apenas mais dois meses, o Wyatt, possa ter definitivamente alta, sendo necessário apenas acompanhamentos a cada três meses.

Na segunda-feira, dia 20 de outubro, levamos o Wyatt, para mais um exame de hemograma + pesquisa de reticulócitos no Provet Alphaville. E, o Hematócrito estava em 53%! já acima do normal! A Hemoglobina em 17,6 dentro da normalidade e plaquetas também dentro da normalidade.

O hormônio Eprex foi temporariamente suspenso. E ainda sobrou uma caixa fechada. Vamos guardá-la, para o caso de precisarmos aplicar exporadicamente, mas torcendo que isso nunca mais seja necessário.

Nesta quinta-feira dia 23 de outubro, fomos ao super mercado Roudão aqui da região, porque precisávamos fazer algumas compras, entre elas, alguns itens para o Wyatt, como o peito de peru, que substituímos por peito de frango light, já que o peito de peru estava com a data de validade muito próxima, e toalhas de papel, para a higiene das patinhas dele, quando ele termina de fazer chichi.

Nesta quinta, também fui com o Wyatt guiando. Seguindo o Eduardo e a Esvana, dentro d supermercado. Mais uma vez, ele estava todo animado e feliz em poder guiar novamente. Ele sempre amou fazer esse trabalho, e imagino o quanto ele deve ter sofrido por ter sido obrigado a ficar todo esse tempo sem conseguir desempenhar esta função.

Neste mês, as despesas com o Wyatt, ficaram em 4.496,00 apenas nos cartões sem contar o que é pago em dinheiro, como transporte, aplicação do hormônio, que há uma semana já não é mais necessária, e outras coisas que só são pagas em dinheiro. Então as despesas totais ficaram em R$5447,15. O que ainda havia na poupança, foi suficiente para cobrir as despesas de setembro. Infelizmente para o mês de outubro, cujo término se aproxima inexoravelmente, não há mais nenhum recurso restante. Sendo assim, terei de abrir novamente a vaquinha, definitivamente.

Chegado este momento em que, acredito firmemente ser a reta final dessa guerra, que estamos vencendo, quero mais uma vez pedir a todos, que divulguem entre os amigos nossa situação, nossa luta para que possamos ter condições de dar continuidade ao tratamento do Wyatt por mais algum tempo.

Hoje, depois de seis meses de uma luta renhida, por um milagre, ele está vivo e cada vez melhor. Até mesmo voltando a guiar. Todavia, o tratamento continuará por mais algum tempo, e as despesas continuam altas.

Estou deixando de realizar alguns dos procedimentos indicados, como a acupuntura e principalmente a fisioterapia que, certamente são bastante necessários, justamente porque não há mais recursos para esses tratamentos infelizmente.

E, chegada a reta final desse tratamento, sou obrigado a continuar pedindo ajuda financeira a vocês novamente, e contar com a ajuda, o apoio e o carinho de todos.  Deixo portanto, os dados bancários para que possam divulgar entre seus colegas e amigos, para que com a ajuda de todos, possamos dar continuidade na manutenção do tratamento de saúde do Wyatt, por mais algum tempo rumo ao fim dessa guerra. Este cão-guia que passou um tempo fora de atividade, e que achei que estava definitivamente aposentado, longe dos holofotes, mas próximo à inúmeros amigos. Mas ele já mostrou que quer voltar a guiar, porque é isso que ele ama fazer, e fazendo isso, ele fica muito feliz. Está vivo por um milagre, e graças também à ajuda de todos os colaboradores.

Segue os dados das contas para que você possa escolher a que lhe for melhor, para contribuir e divulgar para todos os seus amigos. Dados bancários: Banco do Brasil

Agência: 43931 conta corrente: 6900-0, em nome de Marcos André Leandro, CPF. 02082852458.

Banco Santander

Agência: 4445, Conta corrente: 01001796-7, em nome de Marcos André Leandro, CPF. 02082852458.

Mas se preferir, poderá fazer sua doação no valor que desejar, através do PagSeguro, usando seu cartão de crédito, boleto, débito em conta, etc. A forma que achar melhor! O importante é termos recursos para dar continuidade aos tratamentos, consultas, exames, e principalmente, medicamentos. E para isso, qualquer ajuda é bem vinda! Pode acreditar, é seguro pagar pelo Pagseguro!

Para doar, clique no botão abaixo, e siga as orientações. Qualquer dúvida entrem em contato comigo. E por favor, divulguem nossa luta para a manutenção do término do tratamento do melhor cão-guia que já existe, o valente Wyatt! E o convite para quem quiser vir nos conhecer, continua valendo para todos!

Para doar, clique abaixo.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário