10.7.13

Voto secreto, é para os cidadãos. Nossos representantes, tem de mostrar se de fato estão nos representando.

Uma comissão disse sim às propostas, e nossa reunião com o relator amanhã pode definir se o restante do Senado vai concordar em acabar com o voto secreto. Compartilhe para aumentarmos a pressão!

Caros amigos do Brasil,



As propostas pelo voto aberto estão ganhando corpo no Senado e uma votação no plenário está muito perto de se tornar realidade -- mas precisamos pressionar os senadores a votarem antes do recesso daqui a uma semana. Juntos, colocaremos pressão no relator das propostas e garantiremos o voto aberto já -- vamos somar nossas vozes em uma única petição e alcançar 500.000 assinaturas:

Assine a petição
As propostas para que todos as votações do Senado sejam transparentes estão tendo sucesso, mas os senadores entrarão em recesso em uma semana, e a menos que o voto aberto seja votado no plenário antes disso, poderá ser tarde demais.

Eles estão nos ouvindo -- após nossa comunidade ter enviado milhares de emails e interditado as linhas telefônicas dos senadores, uma comissão do Senado aprovou uma das propostas de voto aberto. Mas uma decisão de uma comissão não significa nada, a menos que o projeto seja levado ao plenário do Senado. Os enormes protestos nas ruas têm forçado nossos políticos a nos ouvir, mas não sabemos o quanto isso durará e temos de manter a pressão para transformar a nossa política.

O sistema de votação secreta permite que tipos como o Renan Calheiros assumam o Senado. Vamos mudar isso agora. Quando 500.000 de nós assinarmos, entregaremos nossa petição ao Senador Sérgio Souza, relator das propostas que pedem a abertura do voto dos senadores. Vamos assinar e compartilhar amplamente:

http://www.avaaz.org/po/brazil_open_vote_fp_petition_sg/?bBSAVeb&v=26790

Na semana passada, após milhares de emails e telefonemas de nossa comunidade, o Senador Pedro Taques disse: "De ontem para hoje, recebi mais de 20 mil e-mails de brasileiros que assim como eu defendem o fim do voto secreto. Tenho a esperança que neste caso, mais uma vez, a pressão faça o carvão virar diamante."

O atual regimento do Senado afirmam que algumas decisões do Congresso como a cassação de mandato de um parlamentar ou a eleição para presidente do Senado sejam feitas por meio de uma votação secreta! Mas não tem o que se discutir aqui: os brasileiros querem o voto aberto já! Em uma pesquisa telefônica da Avaaz/IBOPE no início do ano com cidadãos brasileiros espalhados pelo país, uma grande maioria disse que se opunha a esta prática.

O fim do voto secreto continua sendo um dos motivos principais pelos quais os brasileiros foram às ruas para protestar por um país mais transparente. Vamos aproveitar este momento e pressionar o Congresso Nacional a acabar com essa prática de uma vez por todas assinando essa petição e compartilhando com todos:

http://www.avaaz.org/po/brazil_open_vote_fp_petition_sg/?bBSAVeb&v=26790

A história está acontecendo rapidamente em nosso grande, diversificado, confuso e belo país. O trabalho de tornar o nosso país melhor e mais justo não vai ser fácil. Mas a comunidade da Avaaz aceitou grandes desafios em todo o mundo e contribui para vitórias de grande sucesso no Brasil, como a Ficha Limpa e a proteção aos índios Guarani-Kaiowá. Este é um momento incrível, em que caminhamos para um novo século e uma nova democracia juntos.

Com esperança e determinação,

Pedro, Carol, Diego, Nádia, Alex e toda a equipe da Avaaz


MAIS INFORMAÇÕES:

Comissão da Câmara aprova PEC do voto aberto para cassações (Estadão)
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,comissao-da-camara-aprova-pec-do-voto-aberto-para-cassacoes,1047174,0.htm

Enquete da Folha sobre eleição de Renan mostra votos diferentes (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1226588-enquete-da-folha-sobre-eleicao-de-renan-mostra-votos-diferentes.shtml

Pressionada por manifestações, CCJ da Câmara aprova voto aberto para cassação de mandatos (Agencia Brasil)
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-26/pressionada-por-manifestacoes-ccj-da-camara-aprova-voto-aberto-para-cassacao-de-mandatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário