10.7.13

Acessibilidade na Estação de Osasco: Banheiro dos deficientes negado.

Acessibilidade na Estação de Osasco:

Banheiro dos deficientes negado.

 

 

por meio de mentiras e embromação,

o banheiro dos deficientes da estação da CPTM de Osasco, foi negado a uma pessoa com deficiência visual, usuária de cão-guia, e quase não pode ser utilizado.

 

 

Na estação da CPTM de Osasco, o banheiro destinado às pessoas com deficiência vem sendo negado por meio de mentiras, às pessoas a quem se destina.

Aconteceu comigo nesta tarde de segunda-feira dia 08 de julho de 2013.

Pela manhã, por volta das12:30 h, ao chegarmos na estação, solicitamos a uma funcionária que estava no balcão de atendimento, a chave do banheiro dos deficientes, para que minha esposa, pessoa com deficiência visual, usasse o banheiro.

Neste caso não houve nenhum problema.

Foi possível utilizar o banheiro normalmente.

Porém, no fim da tarde, por volta das 16:30 h, quando estávamos de volta, e precisamos novamente usar o banheiro, neste caso para mim, pessoa com deficiência visual, usuário de cão-guia, quase não foi possível.

Ao solicitarmos a chave do banheiro dos deficientes, a um funcionário que estava próximo aos banheiros, mentiu dizendo que a chave daquele banheiro estava desaparecida havia mais de uma semana.

Todavia, como dito acima, minha esposa que também é deficiente visual, havia usado o banheiro pela manhã, o que significa que o funcionário estava mentindo.

E ele ainda perguntou, por que você não usa o outro banheiro?

Respondi: Porque o banheiro dos deficientes é este outro.

Então, comecei a filmar o desenrolar dos acontecimentos, e foi então que os demais funcionários resolveram procurar a chave. Na verdade, enrolaram cerca de 10 minutos até entregar a mesma. Pois é óbvio que desde o começo, sabiam aonde a chave estava. O funcionário que fica na cabine de comando, também teve a desfaçatez de perguntar por que eu não usava o banheiro que estava disponível a todos.

Respondi da mesma forma, porque o banheiro dos deficientes não é este.

Fica o alerta aos cidadãos, sobre tudo aos cidadãos com deficiência que precisarem utilizar o banheiro reservado aos deficientes. Se mentirem, dizendo que a chave se perdeu, ou coisa semelhante, exijam o cumprimento e o respeito ao direito assegurado.

Se disserem que o banheiro está em manutenção, já que a mentira da chave pode não colar mais, exijam conferir a veracidade do fato, porque simplesmente não dá para confiar em funcionários que agem de má fé, e mentem para negar aquilo que é direito do cidadão com deficiência.

Por que o banheiro dos deficientes fica trancado a chave, e com a chave escondida e não sob a guarda do funcionário que fica junto às catracas, no bloqueio? Será que é para o uso exclusivo dos funcionários, já que trata-se de um banheiro mais arrumadinho e mais espaçoso?

Por falar em arrumadinho, alerto também para o fato de que no banheiro, não havia sabonete para lavar as mãos, tão pouco toalha de papel. Será que as pessoas com deficiência não precisam lavar as mãos?

Felizmente, havia papel higiênico.

Destaque positivo para a pessoa que estava junto ao bloqueio, uma funcionária, que desde o começo, quis ajudar e pediu que procurassem a chave. Quem não estava querendo liberar a chave, e agindo com total má vontade, era o funcionário que fica na cabine e o tal funcionário que mentiu sobre a chave logo no começo.

Isso além de crime contra a pessoa com deficiência, é crime de desídia. Sem contar a falta de respeito para com os direitos das pessoas com deficiência!

Acho que não custa muito respeitar às pessoas com deficiência e seus direitos.

 Enxerga Brasil!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário