22.8.12

O nome da nova bandalheira é pomposo: Programa de Estímulo à Reestruturação das Instituições de Ensino Superior.

   
 
 
 
 
 
Fiquei esperando para ver se haveria alguma repercussão. Nada. A presidente Dilma sancionou, em 19 de julho, projeto de lei que criou o mais recente assalto aos cofres públicos. E ninguém reclamou.
 
O nome da bandalheira é pomposo: Programa de Estímulo à Reestruturação das Instituições de Ensino Superior. Proies.
 
Mas é fácil de traduzir: trata-se de mais uma escandalosa anistia, esta equivalente a inacreditáveis R$ 15 bilhões.
 
Os beneficiários da vez são cerca de 500 faculdades e universidades privadas, uma boa parte delas de qualidade mais do que duvidosa, que não pagam seus impostos há anos, na certeza de que neste País vale a pena ser desonesto.
 
A contrapartida por essa mamata é o de sempre: bolsas de estudo que poderão chegar a também impressionantes 500 mil matrículas, o que dobraria a oferta atual do famigerado Prouni. Uau? Não.
 
Claro que há os bajuladores que defendem o novo programa, acreditando, por ingenuidade ou burrice, que se trata de uma revolução que vai incluir no ensino superior milhares de estudantes pobres. Balela.
 
Já vimos esse filme antes. Por mais que o discurso oficial festeje o Prouni, o fato é que ele surgiu de outro desfalque histórico em benefício dos capitalistas do ensino.
 
Enterraram a lei da filantropia bem no momento em que o INSS e o MEC, após uma década de investigação, iriam finalmente cobrar a fatura de picaretas ilustres e poderosos que jamais pagaram um mísero centavo dos milhões devido aos cofres públicos.
 
Zeraram uma dívida secular em troca das vaguinhas ociosas de cursos encalhados onde empilharam a juventude pobre deste País.
 
Sim, ou alguém acha que o Prouni oferece boas vagas de engenharia e medicina ou cursos nobres de exatas e tecnologia? Claro que não.
 
Saibam que 65% das matrículas estão na área de humanas, naqueles cursos vagabundos que não geram emprego nem conhecimento. Um bom negócio para os sacanas de sempre. A peso de ouro, o governo compra lixo encalhado.
 
O Proies é mais do mesmo. A velha receita de sempre. Remar e remar, sem sair do lugar. O Brasil é um fracasso na área de educação. Uma vergonha. Um atraso. Um desperdício de gerações. E de dinheiro. Enviado via tablet.
 
*******************
 
O que se pode ler acima, não é nenhuma novidade. No Brasil sempre foi assim. Comprar aquilo que ninguém mais quer, é um hobby dos governantes desde sempre. Por isso é que outros países, acham que aqui é aterro sanitário, e chegam a enviar lixo químico, lixo hospitalar, e todo o tipo de porcaria. Sabem que aqui já somos acostumados a isso, e que não existe nenhuma punição para fatos assim. Assim como não existe punição a quem desrespeita a constituição Federal, principalmente se quem faz isso for a autoridade máxima do país.
Por isso a nossa presidente Dilma, faz questão de não cumprir a constituição federal, e desrespeita abertamente os servidores federais, de todas as esferas, e se nega a dar a reposição salarial nos vários setores do funcionalismo público. Isso pode ficar para depois. Antes, é preciso dar dinheiro aos meliantes da educação, depois aos meliantes dos bancos, depois aos meliantes de qualquer outra instituição ou roubalheira.
Aí o Brasil, vira esse caos que se pode ver.
Enquanto isso a presidente, faz aquilo que sabe fazer de melhor: terrorismo. Manda cortar ponto de grevistas, proíbe operação padrão, e procura criar lei para legalizar seus desmandos. Lei que se criada, será mais uma lei inconstitucional.
Mas tenhamos bom ânimo, tem só mais dois anos e meio pela frente. Vamos ver se da próxima vez, aprendemos e não sejamos como um bando de alienado, obedecendo as ordens de alguém que colocou no seu lugar, uma figura que não se sabe de onde saiu. Aprendamos a pensar e a decidir por nós mesmos.
Enxerga Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário