7.11.13

Samsung processa Apple pelo recurso VoiceOver

Samsung processa Apple pelo recurso VoiceOver

Mau Sapão:

Por Ronaldo Gogoni em 25 de fevereiro de 2013

 

 

 

Esse é mais um exemplo de que, além do sistema de patentes ser extremamente volátil, permitindo registro de ideias ao invés de produtos, na real nenhuma empresa é boazinha, especialmente se isso implicar perda de dinheiro.

 

A Samsung entrou com um processo na justiça alemã, alegando que o recurso VoiceOver da Apple, que permite que cegos ou pessoas com visão reduzida possam "ler" a tela do iPhone, infringe uma de suas patentes, a versão alemã da patente nº 6.937.700 (bem genérica, por sinal).

 

 

 

A patente descreve "aparelho ou método de saída de dados pela tela do aparelho celular". Em teoria qualquer sistema que permita que a tela informe por áudio o conteúdo dela ou descrições dos apps estão cobertos pelo registro. O VoiceOver funciona como um assistente para pessoas com pouca ou nenhuma visão: um toque no app e o iPhone descreve o que ele faz. Dois toques, e ele abre. Além disso há um modo de desligar a tela assim que o app é ativado para garantir que outras pessoas não vejam o que o usuário está fazendo, afinal, visual é a última de suas preocupações.

 

A Samsung alega que a Apple não foi capaz de patentear o recurso, e nem uma licença de uso de sua tecnologia. Pegos no fogo-cruzado, estão os usuários que dependem do VoiceOver. Sabiamente, o juiz presidente da corte em que o processo foi aberto determinou que o mesmo fosse paralisado devido um processo paralelo que poderia invalidar a patente da Samsung. Para variar, a Apple não comentou nada.

 

A Samsung declarou: "por décadas, investimos pesado no desenvolvimento de inovações tecnológicas da indústria mobile, que se reflete em nossos produtos. Continuamos a acreditar que a Apple infringiu nossas patentes e continuaremos a tomar as medidas necessárias para proteger nossas propriedades intelectuais".

 

Não é sobre acessibilidade, é sobre dinheiro. No fundo a Samsung não tem a intenção de bloquear o aplicativo, ela quer mais farinha no seu pirão. A Samsung tem uma solução similar ao VoiceOver, o TalkBack, mas realmente não sei dizer qual dos dois é o mais acessível, por não viver a realidade de alguém que tenha a visão limitada ou seja cego.

 

No fim das contas, a estratégia pegou muito mau: o consultor Florian Muller mencionou em seu blog que "se a Samsung só queria uma compensação monetária, ela poderia ter escolhido uma maneira melhor, ao invés de entrar com uma ação buscando tentar bloquear o recurso ou, mais provável, degradá-lo". John Packskowsi do AllThingsD inclusive escreveu que "a Samsung aceitaria a perda de acessibilidade de usuários como efeito colateral de sua batalha contra a Apple".

 

Sejamos justos: todo mundo copia todo mundo nessa área, mas essa atitude acaba manchando a reputação de uma empresa gigantesca que também desenvolve hardware original – lembrem-se dos monitores transparentes -, e os que dependem da tecnologia de acessibilidade acabam pagando o pato por uma briga que já estourou todos os limites do ridículo, de ambos os lados.

 

***

 

Matéria no link

http://meiobit.com/116763/samsung-processo-apple-voiceover/

 

 

*************************************************************************

 

 

Como vocês sabem, sou cego, e até que estava pensando em comprar um aparelho Samsung, para testar a acessibilidade do Talk back, que diga-se de passagem, não é da samsung, e sim da Google, e presente em qualquer aparelho com android. Mas depois dessa notícia, vou pensar 20 vezes antes de optar por um aparelho desta marca, já que tenho inúmeras outras marcas que também contam com o Android como sistema operacional, e por conseguinte, com o Talk Back integrado.

Por tanto, o fato é que, a Samsung, por ser uma impresa incompetente, decidiu atacar a única impresa que verdadeiramente respeita as pessoas cegas ou com deficiência visual, simplesmente porque não tem capacidade para oferecer aparelhos com recursos de acessibilidade próprios e funcionais como a Apple.

Ou é esta a explicação, ou então é porque a Samsung é uma impresa totalmente preconceituosa e discriminatória, e não quer que os cegos possam ter o mesmo direito a utilizar aparelhos de qualidade e com recursos acessíveis, como qualquer outra pessoa.

Seja qual for a explicação, o fato é que a Samsung, perdeu um, ou melhor, muitos admiradores. Não comprarei mais tv dessa marca, e não comprarei mais telefones desta marca, já que o Android está presente em uma variada gama de marcas, e como já falei, se tem sistema operacional Android, tem Talk Back.

Se qualquer impresa tenta prejudicar as pessoas cegas, que seja ela prejudicada e que vá à falência que é o que merece.

Se a Apple quiser, certamente terá milhares de pessoas cegas por todo o globo terrestre para dar seu depoimento de reconhecimento e para contar o quão importante é este recurso para nós, e que, em nenhum outro momento, nenhuma outra impresa, incluindo-se aí, a Samsung, jamais pensou neste nicho de mercado. Apenas a Apple fez isso, e por isso, merece todo nosso respeito e admiração.

Samsung, deveria se envergonhar desta atitude abjeta, de tentar tão descaradamente, prejudicar as pessoas cegas de todo o globo terrestre.

Se é incompetente para desenvolver produtos verdadeiramente  próprios, deveria deixar em paz, a única empresa que é mestre nisso.

Colocar sob patente idéias amplas e tão abrangentes, que chegam a serem genéricas, é no mínimo agir com má fé, para com a lei de patentes e a justiça, sem falar para com os consumidores.

 

 

Marcos André Leandro

ENXERGA BRASIL!

 

#SamsungIncompetente #SamsungxApple #talkBack #Android

Nenhum comentário:

Postar um comentário