12.11.13

Resposta da #CPTM, quanto manifestação sobre discriminação no uso do elevador

Nº da Manifestação: 2013/039055

A CPTM lamenta a situação relatada em sua manifestação e esclarece que não admite tratamentos discriminatórios por parte de seus empregados. As equipes operacionais e de segurança nas estações passam por treinamentos específicos para atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando sempre a melhor prestação de serviços. Considerando a manifestação em referência, toda equipe da Estação Jandira já foi reorientada quanto a utilização do elevador, cuja manutenção foi providenciada.

Lembramos ainda que o piso podotátil está instalado na estação de acordo com as normas vigentes e direcionam os usuários com deficiência visual à uma escada fixa com corrimão e patamares de modo a atendê-los satisfatoriamente.

Atenciosamente


Núcleo de Comunicação Digital
Gerência de Relacionamento
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
0800 055 0121



Na eventualidade de dúvida ou informações complementares, por favor clicar no link abaixo para prosseguir com a Manifestação.
----------
 
Já enviei para eles, a seguinte réplica:
 
----------
 
Complementando a informação, apenas para constar, informo ainda, que a escada referida no e-mail que me foi enviado, até a qual o piso tátil direcional leva, justamente neste dia também estava interditada. Assim sendo, tendo a escada fixa, a única que tem acesso pelo piso direcional tátil e que tem patamares, interditada e com o elevador com uso seletivo, as pessoas com outras deficiência e/ou outras necessidades como mulheres com carrinho de bebê,, cegos, cardíacos, não teriam outra opção a não ser se dirigir até a escada fixa, que tem os degraus vasados, e sem patamares, e pior, sem piso tátil direcional que leve até ela. Sem dúvida que este cenário, temos um quadro de perigo, risco de dano físico inclusive, para os usuários desta estação, sobre tudo em relação às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Todavia, fico muito grato por já haverem alertado os prestadores de serviço e funcionários daquela estação, quanto a forma correta de agirem, e espero que realmente estes venham a cumprir com presteza suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário