19.3.13

Acessibilidade: Para Os Políticos, Bandeira Política; Para As Pessoas Com Deficiência, Real Necessidade.

E O Circo Continua com espetáculos para inglês ver:

 

 

Com informações da Secretaria da pessoa com deficiência, boletim por E-mail que recebo periodicamente com notícias do tipo. No boletim de número 106 que recebi hoje, 19 de março de 2013, traz como assunto:

 

Assunto: Governo de São Paulo anuncia R$ 50 milhões em acessibilidade/NotíciasSEDPcDBoletim108

 

E no corpo do e-mail, a manchete é esta:

 

 

"O encontro entre prefeitos, primeiras damas e gestores municipais teve o objetivo de reafirmar o diálogo e a parceria entre o governo e as prefeituras. Dos 2,4 bi, 50 milhões são para acessibilidade nos municípios."

http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=1137

 

 

Este tal encontro com prefeitos, primeiras-damas e gestores, foi aquele mesmo, que o Reinaldo Gottino mostrou  no Cidade Alerta da Rede Record, com o Marcelo Resende.

Mas o que o Reinaldo Gottino mostrou juntamente com o Marcelo Resende, foi uma total falta de respeito para com as leis, para com o cidadãos e sobre tudo, para com as pessoas com deficiência. É a secretaria da pessoa com deficiência, promovendo a inacessibilidade do deficiente, para distribuir verba para ser empregada em acessibilidade...

Pois na reportagem, foi mostrado vários carros oficiais parados em locais proibidos, com seus motoristas belos e faceiros, dizendo que eles tinham autorização para estarem ali, obstruindo inclusive faixa destinada e reservada às pessoas com deficiência, justamente impedindo a acessibilidade da pessoa com deficiência! Então alguma coisa está fora da ordem.

Veja o vídeo no portal R7.

E o CET, cuja sigla bem poderia significar (Cambada Espúria de Tramóia), embora signifique Companhia de Engenharia de Tráfego, não estava nem um pouco preocupada em coibir o abuso dos carros oficiais das tais prefeituras participante do encontro, muito menos em multar os tais infratores. Pelo contrário, era justamente um carro da tal CET, que estava obstruindo a passagem destinada a pessoas com deficiência, utilizadores de cadeira-de-rodas. A polícia Militar do Estado de São Paulo, também estava no local, talvez fazendo o papel das pessoas com deficiência, já que fingiam que não estavam vendo nada de errado, assim como a CET.

E ainda vem com essa história de investimento em acessibilidade? Alguma coisa está muito fora de lugar... /Alguma coisa não se encaixa...

O encontro do Alibabá, e os... ou melhor, Do governador e prefeitos, certamente se tratava sim de distribuição de verbas. Afinal, as eleições estão próximas... Mas a desculpa oficial, poderia ser distribuição de verbas para qualquer outro fim, menos o de promover a acessibilidade.

Pois definitivamente não é acessibilidade, aquilo que nós, pessoas com deficiência de Jandira na grande SP, temos no terminal recém reformado. Bem pelo contrário:

O terminal de Jandira recém reformado, cuja reforma começou ainda na gestão de Anabel Sabatine, que Deus a mantenha  bem longe de nós,  amém, e que causou inúmeros contra-tempo aos munícipes pela demora na conclusão da obra, e neste caso podemos dizer que ficou literalmente uma obra, coloca a integridade física da pessoa com deficiência em risco.

A obra, foi terminada na atual gestão, do prefeito Gê, que deveria ter solicitado uma análise minuciosa da mesma, pois certamente ele teria embargado para fazer a coisa da forma correta, sem desperdiçar mais nenhuma verba na conclusão daquilo que definitivamente não está concluída de maneira adequada. Sobre tudo, no tocante à acessibilidade.

O piso tátil utilizado além de não ser o piso mais indicado, ficou muito rente e entre os postes de sinalização dos pontos de ônibus e à plataforma. De modo que a pessoa com deficiência visual, para seguir o piso tátil tem três opções: Ou bate o ombro no poste, ou bate no retrovisor dos ônibus parados. Ou ainda, tromba nas pessoas que estão entrando e saindo dos coletivos.

Para passar de uma plataforma a outra, não há qualquer sinalização para as pessoas com deficiência, e o cruzamento de uma plataforma à outra, está fora de sincronia. Isto coloca a pessoa com deficiência visual, no meio da passagem dos veículos, sem que o deficiente se dê conta disso.

É para este tipo de serviço mal feito, que serão disponibilizados esses milhões?

A pergunta que todo aquele que não é iludido pelo sistema, e que tem um mínimo de noção política e cultural atual do Brasil, se faz, é: Quanto de fato dessa quantia, vai parar em contas que tem a ver com a historinha da acessibilidade tão falada pelos políticos, e tão sonhada por nós, que verdadeiramente precisamos dela?

E quanto verdadeiramente dessa quantia, vai parar em contas que nada tem a ver com essa tão sonhada acessibilidade?

Leiam na íntegra a reportagem retirada do site da Secretaria das Pessoas com deficiência. Ou visite o link acima. Para ver as fotos do evento, entre neste link:

www.facebook.com/InclusaoSP

Mas se você for deficiente visual, não acesse, pois em mais um exemplo de despreparo e falta de acessibilidade, a Secretaria da Pessoa Com Deficiência, não descreve as fotos, nem mesmo colocando quem aparece em cada uma delas.

E viva a acessibilidade! Ou os milhões que este tema proporciona à corja política!

 

 

Visite meu canal no Youtube

http://www.youtube.com/enxergabrasil

Twitter:

http://www.twitter.com/enxerga_brasil

No facebook procure por

Enxerga Brasil

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário