21.3.11

Inacessibilidade Na Tam

A empresa aérea Tam, está sendo alvo no Twitter de uma campanha por pessoas com deficiência visual, e simpatizantes, por ter seu site e suas promoções totalmente inacessível aa esta parcela da sociedade.
Talvez a Tam, ache que os cegos não tenham dinheiro para viajar, e portanto não precisam acessar seu precioso site, muito menos participar de suas promoções.
Ou talvez ache que os cegos possam denegrir suas aeronaves, pedindo esmolas durante o voo, caso consigam ganhar a passagem de alguém bondoso.
Por isso, impedem que estas pessoas acessem o site e consigam com autonomia escolher seu destino, e efetuar a compra de sua passagem como qualquer outro cidadão.
Talvez a Tam, não acredite que os deficientes, não mereçam nenhum respeito, a despeito das leis, normas, resoluções, constituição entre outros diplomas legais, que dizem o contrário. Talvez seja por isso, que se quer uma deputada federal, esta empresa respeitou. Mas se desrespeita uma autoridade constituída pelo povo, por meio do voto, quem mais vão respeitar?
Infelizmente a Tam, não é a única a desrespeitar os direitos das pessoas com deficiência visual. É sem dúvida, a mais insensível aos apelos, já que em nenhum momento durante esta campanha no Twitter, se manifestou.
Infelizmente, é com tristeza que percebo ainda, que nem mesmo o órgão que deveria tomar as providências cabíveis para coibir e corrigir esta afronta às leis e aos direitos de uma parcela da sociedade protegida por convenção internacional da qual o Brasil é signatário, finge que não sabe de nada, ou que tá tudo certo. Onde está o Ministério Público Federal, que não toma conhecimento deste protesto? Ah! deve estar a caça de holofote, procurando processar uma pessoa qualquer que em um momento de imbecilidade, xingou nordestinos, ou jovens que para aparecer usam a twitcam de forma errada. Isso sim dá mídia, e aí o MPF corre atrás.
Mas para proteger os direitos dos deficientes ante o desrespeito de grandes empresas, daí o MPF, faz ouvidos moucos.
Vergonhoso.
Mas é este nosso Brasil. Este país do qual cada dia me envergonho mais, de ter nascido, e viver, posto que cidadão de fato, não sou. Talvez seja cidadão de direito, mas como os direitos não são respeitados, isso pouco importa.
 
Marcos André Leandro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário