13.3.05

Os Cegos e suas capacidades

Quais as profissões que o cego pode exercer?

Auxiliar de controle de qualidade,
Dependendo do ramo da empresa, pois se o controle de qualidade for relacionado a verificar rebarbas, falhas físicas em objetos, não há melhor tato que o de um cego para identificar tais falhas.
Não é por acaso que a VW, já deu muitos empregos a cegos no passado. Hoje em dia, parece que a lei que os obriga a fazer isso, acabou surtindo o efeito contrário.
Não há mais tantos cegos trabalhando lá.
Ainda no controle de qualidade, para cegos de baixa visão como eu, ainda pode-se dá a função de separar artigos por cores, já que eu, e outros deficientes visuais, por exemplo, podemos enxergar cores.

Auxiliar técnico em radiologia,
(trabalhando na câmara escura, revelando radiografias, mamografias, tomografias, etc)

Telefonista, pois o telefone não precisa de nenhuma adaptação especial. A maioria dos cegos tem celular, e telefones em suas casas. Então da mesma forma que usam o telefone em casa, pode evidentemente atender telefone em qualquer empresa, ainda que seja um grande PABX.
Como prova disso, indico a minha esposa, que é também é cega, e passou num concurso em primeiro lugar, na prefeitura de Osasco, e está trabalhando como telefonista do departamento pessoal da prefeitura.

ascensoristas, já que, em um elevador não há segredo. E de acordo com a lei que poucos cumprem, os elevadores são obrigados a terem a marcação dos andares em braille. As empresas realmente sérias que levam a inclusão e a independência do deficiente de forma séria, colocam em seus elevadores até mesmo, sistema de voz que anuncia o andar no qual o elevador parou. Como é o caso do prédio do Ministério público de São Paulo.

Atendimento ao cliente, por telefone e/ou por e-mail:
Sim, porque como já falei, e está provado através desse blog, nós cegos, temos total condição de trabalhar com o computador e com o telefone.
Logo, posso perfeitamente dar respostas a clientes por e-mail, bem como encaminhar e-mails que venha para o atendimento, para os diversos setores da empresa, via intranet.
As empresas nesse ponto fazem aquela equivocada afirmação:
Mas nós ainda não temos nossa empresa adaptada...

Eu pergunto:
Adaptada em que sentido, que tipo de adaptação?
E eles mais equivocadamente ainda, respondem:

Não temos os teclados dos computadores em braille....

Aiaiaiaiaiai!
E QUEM FOI QUE DISSE QUE PRECISAMOS DE TECLADOS EM BRAILLE?
Muito pelo contrário! Teclados em braille, atrapalham nossa digitação!
Logo, atrapalham nosso desempenho.
Então qual é a verdadeira razão para que as empresas não nos dêem chance de trabalho?
Aquela que está nesse blog, em quase todas as colocações que fiz.
PRECONCEITO PRECONCEITO PRECONCEITO PRECONCEITO!
Somente isso.
Porque se não fosse preconceito, ao menos os empresários e seus leigos funcionários de RH, ao menos darnos-ia uma chance de demonstrarmos do que somos capazes. E aí sim, poderia nos dispensar com propriedade, sem nos fazer passar pela humilhação de ir a uma entrevista de emprego, e lá virem com essas desculpas infundadas, que deixa claro o preconceito e a ignorância por parte do funcionário de RH, e das empresas.
Já participei de cinco entrevistas de emprego desde que fiquei desempregado.
Em todas elas, ao ver que era um cego, vieram com essas disculpas bestas.
Mas vamos raciocinar um pouco:
Se me chamaram, chamaram pelas atribuições que está claro que posso ocupar.
Se não posso, meu currículo é um currículo mentiroso. Logo, passível de processo, já que, fornecer falsas informações, é crime.
Por que eles não me processaram?
Simplesmente, porque se me processassem, eles é que ficariam presos.
Porque preconceito e discriminação, também é crime.
Então por isso, é que a Porto seguros, Universidade São Judas, e outras duas empresas que, no momento não lembro, não me processaram.
Eu também não as processei, porque se assim o fizesse, além de cego inútil, como essas tais empresas consideram, seria considerado um cego revoltado.
Por enquanto,Vou me virando, fazendo apresentações musicais, dando aulas de informática, vendendo produtos de informática, cds, e coisas do gênero. Isso seria até mais rentável do que um empreguinho numas dessas empresinhas, se eu tivesse muitos clientes. Mas infelizmente não tenho tantos.
Vou aproveitar para fazer minha propaganda aqui.
Vendo memórias, processadores, placas em geral, gravadores de cd/dvd, drives, programas, mp3,
E tudo mais que você precisar!
Dou aula particular de informática básica, e não é somente para deficientes visuais não!
Pois como já disse, posso utilizar qualquer computador, já que, nenhum computador precisa de adaptações para que os cegos o utilize.
Faço palestras a cerca do tema preconceito e deficiência visual, e suas dificuldades, com demonstrações de como o cego utiliza o computador.
Entre em contato!
andreleandro@estadao.com.br
marcosandre_leandro@yahoo.com.br
pelo MSN:
apolodosol@hotmail.com
pelos fones:
(11) 4707-8283
(11) 8179-4719

Na próxima postagem, vou falar mais sobre o cego e o computador.
Até.
MarcosAndré Leandr006F

Nenhum comentário:

Postar um comentário