10.11.11

Veja

 Veja
 
A natureza é algo mais que uma paisagem: o perfume que exala do vento, a textura das plantas e da terra são um conjunto de elementos forte, mas que nem todos conseguem sentir.
As estrelinhas de um texto, nem sempre são compreendidas. Então, será que você consegue ver o todo de tudo que você olha?
 
Muitas pessoas imaginam pessoa cega sempre triste, vivendo um mundo escuro e de sombras. Mas isso não é verdade. A pessoa percebe coisas e ambientese adquire informações através do tato, da audição e olfato. Através de seu sistema de escrita e de leitura - um código de pontinhos de alto relevo, o Braille - ela pode ler e escrever. Ela v as letras, palavras e frases sentindo-as na ponta dos dedos. Com a sua bengala ou cão-guia, pode caminhar com autonomia. Assim ela identifica ou desvia de degrau, buraco, raiz de árvore entulhos e tudo mais. Imagine como as coisas ficariam mais fáceis para as pessoas cegas se o espaço do pedestre fosse respeitado.
 
O som é também um bom aliado. Por exemplo, a pessoa cega joga futebol com uma bola de guizos. Assim, ela fica sabendo onde está a bola. Em fim, o desenvolvimento teconológico está se tornando um grande parceiro para suprir a ausência da visão e possibilitando o acesso a toda uma gama de referências e informações. É o caso do computador que através de programas específicos, hoje, já pode falar. Assim, a pessoa com deficiência visual pode, por exemplo, escrever e conferir os seus textos, ler jornais ou revistas via Internet, ou um livro digitalizado.
 
Dicas
 
:: Convivendo com uma pessoa com deficiência visual, nunca a exclua de participar plenamente. Deixe que ela decida como participar.
 
:: Para orientar uma pessoa cega ou com deficiência visual como, por exemplo, em travessias de rua, avenidas, localizar endereços, subir e descer escadas ou se deslocar em qualquer ambiente, use sempre as nocões de "direita e esquerda", "acima e abaixo", "à frente e atrás". Nunca use ali ou aqui, apontando com o dedo ou gesto, porque ela não vê. Não se esqueça de indicar os obstáculos que existem no caminho que ela vai seguir.
 
:: Quando for sair de perto da pessoa cega, avise-a. É muito desagradável para qualquer pessoa ficar falando sozinha.
 
:: Não evite palavras como "cego", "olhar" ou "ver", a pessoa cega também as usa.
 
:: Não se esqueça de tentar indicar as distâncias em metros ou passos, por exemplo: "uns vinte metros ou passos para frente".
 
:: Para indicar uma cadeira para uma pessoa cega, coloque a mão dela no encosto da cadeira e informe se a cadeira tem braços ou não.
 

LEMBRE-SE: PERGUNTAR O QUE DEVE SE FAZER É A MELHOR MANEIRA DE AJUDAR
 
Não diga, nem escreva
Ceguinho
Ela é cega, mas mora sozinha
Diga ou escreva
Pessoa cega, Pessoa com deficiência visual
 Ela é cega e mora sozinha
 
---------------------------------------------
 
Retirado do site:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário