5.11.13

Tratamento discriminatório na estação de trens da #CPTM de Jandira

Tratamento discriminatório na estação de trens da #CPTM de Jandira

Em Jandira, a #CPTM tem tratamento discriminatório e desrespeitoso para com as pessoas com deficiência. No sábado, presenciamos, eu e minha esposa, uma amostra de discriminação, desrespeito e incompetência dos agentes da #CPTM de Jandira.

O elevador, que deve ser usado pelas pessoas com deficiência, idosos, mulheres com criança de colo, etc, não cumpre a função para a qual foi destinado, porque eles colocam uma placa de:

"Em Manutenção"

apenas para não ter de fiscalizar se o equipamento está sendo usado de fato, por quem de direito. Estava assim, na sexta-feira 1 e no sábado 2.

Estávamos lá, eu e minha esposa, com uma amiga, fotografando a falta de acessibilidade da rodoviária de Jandira e de parte da estação de trens, para um trabalho de TCC, a cerca da falta de acessibilidade na urbanização da cidade.

A rodoviária de Jandira, é um exemplo vergonhoso e absurdo quanto à falta de respeito às leis de urbanização acessível tanto em termos de arquitetura, quanto em termos de mobiliário urbano.

Em contraste, temos a estação de trens, recentemente reformada, e que implantou nesta recém reforma, alguns itens de acessibilidade, como o piso tátil, com linha guia, pisos de alerta e elevador.

Fomos fotografar então o exemplo de como se faz a correta acessibilidade, e para isto a parte da estação onde fica o elevador, é exemplar. Pois lá é onde tem o piso tátil, e os pisos de alerta corretamente posicionados. Mas, nada disso adianta, se o equipamento principal deste conjunto de acessibilidade, não atende às necessidades de todos como deveria.

A parte do estado, ou seja, o financiamento e o projeto, foi corretamente executado. O problema é quando o município não segue o projeto. Pois o piso tátil leva o cego até à guia onde não tem farol. E o elevador, fica mais tempo em "manutenção" do que em funcionamento. Estávamos lá, quando chegou um cadeirante, e ao verificar que o elevador estava em manutenção, perguntou, e como é que eu faço para subir? Uma agente da estação que estava por perto, espionando as nossas fotos, respondeu na maior falta de respeito, "no muque"...

Todavia, acionou outro colega, que acionou o elevador que teoricamente, estava em manutenção, e o cadeirante conseguiu usar o elevador.

Mas este elevador não estava em "manutenção"? Foi o que ficamos pensando, eu e minha esposa juntamente com nossa amiga... Depois de algum tempo, eu e minha esposa que somos cegos, pressionamos o botão para usar o elevador, e outros agentes da estação, apareceram e informaram que o elevador estava em manutenção, e só estava funcionando para atender os cadeirantes. "Para gente como vocês, não está funcionando. Vocês tem de ir pela escada"

Não entendi o que ele quis dizer com "gente como vocês", mas não respondi nada. Não por falta de vontade.

Para fins de conhecimento do leitor, a escada da estação, é daquelas de metal, muito extensa e sem patamar de descanso. Uma escada que pode ocasionar facilmente um acidente para idosos, cardíacos, impossível para pessoas com carrinhos de bebê, e que, para completar, tem os degraus vasados.

Ainda pior, se é que pode haver algo pior, não tem o piso tátil para guiar a pessoa cega até ela. Ou seja, saíndo do elevador que está fora de funcionamento quase que em tempo integral, o cego não consegue ter acesso à escada sozinho, e não pode contar com a ajuda de nenhum funcionário.

Claro que já estou comunicando os fatos ao MP, mas é sempre bom também divulgar nas redes sociais, para quem sabe, o inútil do governador e o outro inútil, o prefeito de Jandira, tomem as providências mais rapidamente no sentido de moralizar a conduta dos servidores daquela estação, e fazer com que cumpram com suas funções como manda a lei e para as quais prestaram concurso e foram nomeados. O que se nega a cumprir tais funções, pratica improbidade administrativa e prevaricação.

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