Recebi o texto abaixo e quero compartilhar com vocês
***********************************
TRABALHO EM EQUIPE
Foi realizada uma competição entre a equipe de remo do Japão e a equipe de remo brasileira.
A competição se inicia, mas o resultado não é favorável para a equipe brasileira. Ela chegou com uma hora de atraso em relação aos japoneses. Indignados,
os brasileiros fizeram várias reuniões para averiguar a causa da derrota. Assim ficou o resumo do relatório que fazia a comparação das equipes:
Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores
Brasil:
* 10 Chefes de Equipe
* 1 Remador
Descoberto o grande erro, a equipe brasileira foi remodelada para a próxima competição. Porém, perderam novamente e,dessa vez, o atraso foi de 2 horas.
Mais uma vez foram convocadas reuniões e viagens para o estudo das causas. Segue o resumo:
Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores
Brasil:
* 1 Chefe de Equipe
* 3 Chefes de Departamento
* 6 Auxiliares de Chefia
* 1 Remador
Outra vez o erro foi identificado e uma nova equipe foi montada.Tudo foi levado em conta: resizing, downsizing, GQT e ainda economistas opinando, conceitos
de modernidade e globalização passaram a ser considerados. Porém, na hora da competição, o Brasil chegou com 3 horas de atraso. Mais reuniões, encontros etc. Foi
feito outro levantamento:
Japão:
* 1 Chefe de Equipe
* 10 Remadores
Brasil:
* 1 Chefe de Equipe
* 3 Chefes de Departamento
* 2 Analistas de O&M
* 2 Controllers
* 1 Auditor Independente
* 1 Gerente de Qualidade Total
* 1 Remador
Depois de muitos argumentos e discussões, chegaram às seguintes conclusões definitivas:
1. O problema era, claro e evidente, a incapacidade do remador, que, com certeza, por culpa de influência do Sindicato e por causa de sua falta de treinamento
generalista não era capaz de exercer sua atividade com eficiência.
2. A solução era privatizar ou terceirizar e/ou contratar um remador que não fosse da folha do clube.
Agora o pior:
Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da Universidade de Maryland, sobre a administração no Brasil, como piada em sala de aula.
***********************************
Meus comentários:
Na verdade, não é "e o pior", e sim: "E o Melhor".
Afinal, o texto apesar de ser engraçado, nada tem de piada. É absolutamente verdadeiro, e retrata 90% das administrações ou modelos de administrações no Brasil.
Portanto, parabéns aos americanos, que mais uma vez provaram que sabem ensinar, e mostraram que estão sempre observando o Brasil. E tem mesmo de ser assim, pois no caso muito remoto, um dia no Brasil aparecer alguém ou alguns que decidam de verdade fazer deste país a primeira e única potência mundial, eles serão os primeiros a tremer e temer. Por isso é que continuam sempre mantendo uma vigilância velada e permanente sobre nós.
Desperdiçam tempo, inteligência e dinheiro, pois este país não tem nenhum sentido de patriotismo, nem vontade de ser potência mundial, porque isso dá trabalho, e obrigaria a todos, cidadãos e autoridades, a serem sérios.
Aliás, acho que os Estados Unidos deveriam tomar posse do Brasil e fazer disso aqui, uma colônia americana. ~E só tomar posse, nem precisa invadir, nem precisaria fazer guerra pois este país não tem defesas e não teria nenhuma condição de resistir a qualquer investida. Os outros países também não invadem porque sabem que se tentarem, os Estados Unidos, que são os mais beneficiados com nossos minérios e recursos naturais, iriam nos defender. E claro que, ninguém quer nem pode, encarar os Estados Unidos, porque eles são os Caras!
Então para os Estados Unidos, é muito mais interessante se manter a distância, mantendo a vigilância, pois é muito mais lucrativo. Tomar posse do Brasil implicaria em muito alto custo de manutenção, uma vez que não daria para tomar posse desse país e continuar permitindo que os roubos internos, corrupções, desvios e patifarias comuns à Brasília continuasse.
Visite o canal do Enxerga Brasil! No youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário